Projeto Google+, a nova rede social do Google

Por em 28 de junho de 2011 – 17:14

Levar, à web, a riqueza do compartilhamento da vida real. Este é o conceito do Projeto Google+, lançado hoje pela gigante das buscas. Encabeçada por Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, a novidade foi alvo de inúmeros rumores e recebeu vários nomes desde os primeiros indícios de que a empresa estava desenvolvendo uma nova rede social.

O Projeto Google+ estará presente em todos os produtos da empresa. Isso somente será possível pois o Google redesenhou a barra de menu superior. Agora, além da nova cor, ela passará a contar com várias novas opções que permitirão, aos usuários, acessarem os seus perfis do Google, receberem notificações em tempo real, além de poderem compartilhar conteúdo a qualquer momento. O sistema de notificação será semelhante ao do Facebook, que exibe um número vermelho na barra de opções sempre que uma novidade é encontrada.

Como o Google+ será dividido em módulos, com a intenção de facilitar a compreensão sobre a função de cada um, vamos abordá-los individualmente abaixo.

+Círculos

Partindo do princípio de que o usuário tem vários círculos sociais distintos, o Google+ vai permitir o compartilhamento de informações somente com as pessoas que devem ter acesso à elas. Assim, será possível compartilhar algumas informações apenas com os colegas de classe, outras com os colegas de trabalho e algumas outras com familiares, por exemplo.

“Da família aos colegas da escola, descobrimos que as pessoas já usam os círculos da vida real para se expressarem e para compartilhar de forma precisa com as pessoas certas. Assim, fizemos o mais lógico: trouxemos os +Círculos para o software. Simplesmente crie um círculo, adicione pessoas e compartilhe novidades, assim como um dia qualquer”, disse a empresa.

+Sparks

Com esse mundo de informações que temos na internet, nem sempre é fácil nos mantermos informados sobre tudo o que acontece. Com o objetivo de permitir que o usuário acompanhe os seus assuntos favoritos e, o que é melhor, compartilhe com os seus amigos que têm o mesmo gosto, o Google criou o +Sparks.

“Graças ao expertise do Google, o +Sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da Internet. Sobre qualquer assunto que você queira, em mais de 40 idiomas. É simples: adicione seus interesses e você sempre terá alguma coisa para ler e compartilhar com o círculo certo de amigos”, explica o Google.

+Hangouts

Às vezes, estamos à toa e dispostos para um bom bate-papo, mas nunca sabemos se os nossos contatos também estão disponíveis. Afinal, não é pelo fato de a pessoa estar online em um programa de mensagens instantâneas que ela pode conversar. Quantas vezes, também, não chamamos um amigo em um IM e ficamos sem resposta? Para facilitar a comunicação entre os usuários, além de tornar qualquer bate-papo muito mais agradável e descontraído, o Google criou o +Hangouts.

“Com o Google+ nós queremos fazer os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos e, por isso, criamos os Hangouts. Combinando encontros casuais com vídeos ao vivo, os Hangouts permitem que você pare quando for possível e passe um tempo com seus Círculos. Cara a cara.”, disse a empresa.

+Celular

Nos últimos tempos, houve um aumento significativo no número de usuários de smartphones. E, com este aumento, cada vez mais pessoas estão conectadas à internet, estejam onde estiverem. Pensando neste público, o Google criou o +Celular.

Farão parte do +Celular o +Local, que permitirá, aos usuários de smartphones, informarem as suas localizações a cada nova postagem (o envio da localização é opcional). Já com o +Instant upload, cada vez que você tira uma foto, e com a sua pemissão, o Google+ a adiciona a um álbum particular on-line e a deixa disponível para todos os seus dispositivos. Prontas para serem compartilhadas quando você quiser.

+Chat em grupo

Coordenar amigos e família em tempo real é uma tarefa difícil na vida real. Afinal, todo mundo tem uma rotina diferente, em lugares diferentes, e os planos mudam a todo momento. Telefonemas e mensagens SMS funcionam, mas não são ferramentas adequadas para reunir todo mundo. Assim, o Google+ inclui o Huddle: uma experiência de mensagens on-line em grupo que permite que todas as pessoas de um círculo saibam o que está acontecendo, na hora.

Como todo novo projeto do Google, o Google+ funcionará na base de convites. Os usuários interessados em testar a nova rede social da empresa devem acessar este site, informar o seu nome e e-mail e aguardar o envio de um convite. Há a possibilidade, também, de pedirem um convite aos amigos.

Orkut

Uma pergunta inevitável, com o surgimento da nova rede social do Google, é: o que acontecerá com o Orkut? Ele será descontinuado pelo Google?

Particularmente, nunca acreditei que o Google mataria a rede social queridinha dos brasileiros. Afinal, seria uma burrice sem tamanho jogar a maior rede social do país pela janela. E, segundo a empresa, eu estava certo. Vejam, abaixo, o comunicado oficial do Google sobre o futuro do Orkut:

Usuários do Orkut, o Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para o Orkut quanto para o projeto Google+, pois ambos são muito importantes para os usuários.

Acreditamos que a web se tornará cada vez mais social. Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis.

Para saber todas as novidades do Google+, não deixe de ficar ligado no Google Discovery! :)

Atualização em 29/06/2011, às 0h50: vejam, neste post, um preview com vídeo sobre o Google+.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


129 comentários sobre “Projeto Google+, a nova rede social do Google”

  1. Mizael disse:

    Ola pessoal me mandem um convite…Fraga manda ae blz…

  2. alyson disse:

    CONVITA AI ALYSONUFV@YAHOO.COM.BR
    VLW GERAL

  3. Bruno Lacerda disse:

    Oii massa, quero um Convite '-', tem um pra mim ?

  4. @ljpaulista disse:

    nossa muito bom adoraria fazer parte desta nova rede social

  5. @ljpaulista disse:

    me mandem um convite

  6. Dyla disse:

    Oi, gostaria de receber o convite do Projeto Google+

  7. TEREZA CRISTINA disse:

    COMO EU FAÇO PARA OBTER UM CONVITE?
    GOSTARIA MTO DE RECEBER UM.
    OBRIGADA

  8. Luiz Eduardo disse:

    quero ser convidado tb

  9. anna luiza disse:

    eu quero um conviiiiiiiiite hahaaa

  10. cristina disse:

    também gostava de ter um convite….como se faz?

  11. cristina disse:

    Espero que dê certo e que seja uma rede interessante, pois o facebook já se torna aborrecido e infantil, com tanto jogo sem interesse..vamos ver!há que revolucionar isto!!

  12. Ghoren disse:

    a aparência é muito elegante, coisa que o orkut nunca foi.

  13. Ghoren disse:

    Mas não deixa de ser verdade. Todo dia temo esse pessoal da foto de beicinho invadir o facebook.

  14. @Jefinhonx disse:

    Quando Ganhamos os Convites Oque ai Acontece ???

  15. @Jefinhonx disse:

    Queria Ganha Um Convite Meu Amigo Falou que mim Enviou Mais Não Chegou Nada No Meu Gmail Porque ?

  16. Rafael disse:

    A Google mudou a internet, mas o Facebook é o topo das redes sociais. Tudo o que vier não vai passar de imitação. Já testei o Google + e achei muito fraco. O importante é competir.

  17. adorei a ideia do google plus, adoraria receber um convite para poder usufruir de sua interatividade, utilizo todo tipo de rede social do orkut ao twitter, mais acredite q o google plus esta vindo dar uma "revira volta" no mundo da rede social, e isso então se conguir o convite vou ficar muito agradecido, pois adoro conhecer coisas novas.

  18. Me lembro dessa avassaladora midia em cima do Buzz e agora o Google +. Achei inovador a idéia porém imitando outras plataformas,em termos. Tem tudo para ser um bom canal porem ter sucesso não é da noite para o dia e o Facebook vai Reinar ainda. O Talk e o Buzz muitas pessoas ainda não sabe que existe e muito menos usam no seu dia dia. Talves seja um marketing desesperado que estão fazendo fora de tempo.
    Lá vai mais uma tentativa Google !

  19. Elizeu Roberto disse:

    por favor quem tiver o projeto google me convide para que eu possa participar obrigado meu email é projetoponto@hotmail.com

  20. Anderson Sark disse:

    opa ja ganhei meu convite, tenho 8 sobrando.

  21. jean disse:

    me mande um convite, pois estou com muita cusiosidade de saber como é,
    para poder divugar com meus alunos e minha família que são internautas viciados

  22. daniel disse:

    se alguém puder mandar um convite… agradeçom quero conferir..
    daniel.ufam@gmail.com

  23. manu disse:

    em 17 dias 10 milhoes de usuarios. O que é q n ia dar certo mesmo?

  24. Eu quero um convite!!!

  25. Victória disse:

    to esperando o meu convitee
    vic-dirane@hotmail.com

  26. Pedro Rosario disse:

    Ja recebeu amigo ?

  27. david macarthy disse:

    estou esperando meu convite

  28. Mih Rosado disse:

    Aguardo convite..!