Projeto Google+, a nova rede social do Google

129
399

Levar, à web, a riqueza do compartilhamento da vida real. Este é o conceito do Projeto Google+, lançado hoje pela gigante das buscas. Encabeçada por Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, a novidade foi alvo de inúmeros rumores e recebeu vários nomes desde os primeiros indícios de que a empresa estava desenvolvendo uma nova rede social.

O Projeto Google+ estará presente em todos os produtos da empresa. Isso somente será possível pois o Google redesenhou a barra de menu superior. Agora, além da nova cor, ela passará a contar com várias novas opções que permitirão, aos usuários, acessarem os seus perfis do Google, receberem notificações em tempo real, além de poderem compartilhar conteúdo a qualquer momento. O sistema de notificação será semelhante ao do Facebook, que exibe um número vermelho na barra de opções sempre que uma novidade é encontrada.


Como o Google+ será dividido em módulos, com a intenção de facilitar a compreensão sobre a função de cada um, vamos abordá-los individualmente abaixo.

+Círculos

Partindo do princípio de que o usuário tem vários círculos sociais distintos, o Google+ vai permitir o compartilhamento de informações somente com as pessoas que devem ter acesso à elas. Assim, será possível compartilhar algumas informações apenas com os colegas de classe, outras com os colegas de trabalho e algumas outras com familiares, por exemplo.

“Da família aos colegas da escola, descobrimos que as pessoas já usam os círculos da vida real para se expressarem e para compartilhar de forma precisa com as pessoas certas. Assim, fizemos o mais lógico: trouxemos os +Círculos para o software. Simplesmente crie um círculo, adicione pessoas e compartilhe novidades, assim como um dia qualquer”, disse a empresa.

+Sparks

Com esse mundo de informações que temos na internet, nem sempre é fácil nos mantermos informados sobre tudo o que acontece. Com o objetivo de permitir que o usuário acompanhe os seus assuntos favoritos e, o que é melhor, compartilhe com os seus amigos que têm o mesmo gosto, o Google criou o +Sparks.

“Graças ao expertise do Google, o +Sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da Internet. Sobre qualquer assunto que você queira, em mais de 40 idiomas. É simples: adicione seus interesses e você sempre terá alguma coisa para ler e compartilhar com o círculo certo de amigos”, explica o Google.

+Hangouts

Às vezes, estamos à toa e dispostos para um bom bate-papo, mas nunca sabemos se os nossos contatos também estão disponíveis. Afinal, não é pelo fato de a pessoa estar online em um programa de mensagens instantâneas que ela pode conversar. Quantas vezes, também, não chamamos um amigo em um IM e ficamos sem resposta? Para facilitar a comunicação entre os usuários, além de tornar qualquer bate-papo muito mais agradável e descontraído, o Google criou o +Hangouts.

“Com o Google+ nós queremos fazer os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos e, por isso, criamos os Hangouts. Combinando encontros casuais com vídeos ao vivo, os Hangouts permitem que você pare quando for possível e passe um tempo com seus Círculos. Cara a cara.”, disse a empresa.

+Celular

Nos últimos tempos, houve um aumento significativo no número de usuários de smartphones. E, com este aumento, cada vez mais pessoas estão conectadas à internet, estejam onde estiverem. Pensando neste público, o Google criou o +Celular.

Farão parte do +Celular o +Local, que permitirá, aos usuários de smartphones, informarem as suas localizações a cada nova postagem (o envio da localização é opcional). Já com o +Instant upload, cada vez que você tira uma foto, e com a sua pemissão, o Google+ a adiciona a um álbum particular on-line e a deixa disponível para todos os seus dispositivos. Prontas para serem compartilhadas quando você quiser.

+Chat em grupo

Coordenar amigos e família em tempo real é uma tarefa difícil na vida real. Afinal, todo mundo tem uma rotina diferente, em lugares diferentes, e os planos mudam a todo momento. Telefonemas e mensagens SMS funcionam, mas não são ferramentas adequadas para reunir todo mundo. Assim, o Google+ inclui o Huddle: uma experiência de mensagens on-line em grupo que permite que todas as pessoas de um círculo saibam o que está acontecendo, na hora.

Como todo novo projeto do Google, o Google+ funcionará na base de convites. Os usuários interessados em testar a nova rede social da empresa devem acessar este site, informar o seu nome e e-mail e aguardar o envio de um convite. Há a possibilidade, também, de pedirem um convite aos amigos.

Orkut

Uma pergunta inevitável, com o surgimento da nova rede social do Google, é: o que acontecerá com o Orkut? Ele será descontinuado pelo Google?

Particularmente, nunca acreditei que o Google mataria a rede social queridinha dos brasileiros. Afinal, seria uma burrice sem tamanho jogar a maior rede social do país pela janela. E, segundo a empresa, eu estava certo. Vejam, abaixo, o comunicado oficial do Google sobre o futuro do Orkut:

Usuários do Orkut, o Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para o Orkut quanto para o projeto Google+, pois ambos são muito importantes para os usuários.

Acreditamos que a web se tornará cada vez mais social. Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis.

Para saber todas as novidades do Google+, não deixe de ficar ligado no Google Discovery! :)

Atualização em 29/06/2011, às 0h50: vejam, neste post, um preview com vídeo sobre o Google+.

129 COMENTÁRIOS

    • Olha buzz, eu realmente concordo, nao deu certo.

      Mas o wave, só era moderno demais para uso geral, pra mim era um produto muito bom que eu usei em um semestre inteiro para fazer trabalhos da faculdade, produçao colaborativa com o grupo do trabalho, para brainstorming e afins, em conjunto com o Docs entao…

      E eu boto fé no google+ mesmo sem saber a intençao dele ainda :q

      • Eu usei o Wave por bastante tempo para fazer trabalhos da faculdade em grupo e ele ajudou muito, o buzz eu uso até hoje, não chega a ser o mesmo nível do twitter, mas uso todos os dias e saem boas discussões/brincadeiras e coisas do tipo por lá.

        • Concordo.. o Wave era fantástico mesmo..
          Mas ao criar duas redes sociais, eles devem ter se perguntado? O que faremos com o Orkut?
          Eles responderam: "Bem, nós vamos continuar com eles e extender os recursos do Google+ para o Orkut".

          Alguém la deve ter perguntando: E depois?
          Depois que tiver tudo igualzinho, a gente unifica os serviços e detonamos com o Facebook.

          Posso está falando uma grande burrada, mas não vejo outra teoria a não ser essa..

  1. Parece um redesenho do Facebook, mas pelo visto o google irá unificar mais os seus serviços já conhecidos como o +1, os Perfis do Google…. Acho um pouco imprevisível, mas eles tem uma longa estrada pela frente…

    • Eu acho que vão tentar bater de frente com o Facebook, mas vão ter que suar muito… Uma coisa que eu acho legal é que, por exemplo, no meu Android tudo já está integrado. Ter uma rede social que integre meus contatos telefônicos, amigos de email, documentos acho que promete ser algo bem interessante. Vamos aguardar e ver o que acontecer.

  2. Em pensar que o tal do Circles era apena uma parte dessa nova rede social da Google.

    Não acredito que ira fracassar como as ultimas tentativas visto que a google aprendeu muito e visivelmente se dedicou muito mais para oferecer uma ótima esperancia social :D

  3. Show! Vai fazer sucesso e será integrado com Orkut, só acho difícil bater de frente com o Facebook, mas quem sabe, quero só ver daqui 6 meses, já já tem anúncioa em mídias online e offline, quer ver?

  4. Acho q vai ser legal essa nova empreitada do Google, esperando ansioso.
    Reparei que no meu Google Profile tem uma aba de Videos agora q não tinha antes e mudou um pouco o layout, o cinza saiu.
    Se unificar tudo e tiver um bom sistema de Notificações, vai valer a pena.
    Vamos ver no q vai dar rs

    • O visual do G+ parece bem agradável… os outros produtos Google também tem um bom visual, só o orkut que é poluído demais e o Google News, Google Books e outros serviços tem visual datado, mas no geral os produtos do Google são bons em design

  5. Compartilhar determinadas informações a determinados tipos de usuários..e de maneira prática??

    O trampolim do Projeto Google+ é aliar as vantagens das redes sociais às soluções do que não deu muito certo.

    É uma excelente proposta.

    • Creio que ele entrou tarde demais…

      É praticamente impossível desbancar o site azul no curto prazo.

    • Concordo que o Google tenta acertar, no entanto seus serviços são muito dispersos e alguns recursos interessantes são abandonados.

  6. Google esta certo em não descontinuar agora o Orkut.
    Caso o Google + der certo, vai ser natural todos os usuários abandonarem de vez o Orkut.
    As propostas são boas e apesar do que falaram, achei bem legal o design também da ferramenta.

  7. Mais um fracasso do Google, já começou errado com a cor, a barra anterior era muito mais agradável visualmente e os recursos não são "matadores".

    • Então até o Google copiou já que a própria empresa divulgou o Google+ com uma estrutura similar e dividida por funcionalidades. #fail hahahaha

      • Esse negócio do Google ficar copiando textos dos outros, sobre o próprio serviço, é um absurdo! :p

  8. Essa nova barrinha preta na parte superior é irritante, o cinza ficava melhor.

    Problemas: falta de integração com o Youtube.

    Os comentários são à la Google Buzz, que você pode responder direto no Gmail?

    Há muito a melhorar;

    Mas uma coisa é certa: O orkut vai morrer.

  9. Google coments semelhante ao facebook comments, disqus e intense debate seria interessante, assim o comentário seria exibido no site ou blog e automaticamente no Google+.

    Serviço incipiente, há muito a melhorar.

  10. Acho que desta vez, ao contrário do Buzz e Wave, esse projeto do Google vai vingar. É apenas intuição. Parabéns Ricardo Fraga, por esse artigo bem esclarecedor, ao contrário de muitos que li por aí, que mais confundiram do que esclareceram.

  11. Nossa, ficarei esperando ansioso por novidades. Desde que o Google deu os primeiros sinais de que iria lançar uma nova rede social eu fiquei esperando para ver e ela nunk vinha, mas parece que agora ela chegou com tudo e na minha opnião tme grandes chances de se tornar mais um "Chrome" na historia do Google!

  12. é disputa com o facebook, só isso e mais nada.! ;@.

    qando lança, vamo ve se éé bom msm! (;

  13. nossa, estou super empolgado com a idéia. O que gosto da google é que ela deixa os usuários decidirem o que querem, por isso tudo é beta(veja o exemplo do orkut. kkkkk). Sei que muitos serviços foram um fiasco, mais temos sempre que dá oportunidade para quem quer inovar. Avante google, to torcedo pelo Google+.

  14. Nossa achei muito interessante, +Sparks, +Hangouts e todos os outros são fantásticos, espero receber logo o meu convite, pois estou ansioso para futucar esse novo projeto.

    Felipe Correia

  15. Parece ser mais uma ferramenta poderosa do Google. Eu curto essas ferramentas porque nunca encontrei dificuldades em usá-las. Ponto pros caras!!!

  16. […] (via) lmd_source="23200579";lmd_si="33457540";lmd_pu="22234965";lmd_c="BR";lmd_wi="468";lmd_he="60";Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina. Tweet […]

  17. Ah, vamos ser sinceros, essa declaração do Google de que vai manter o Orkut não quer dizer muita coisa. Todo esse esforço desesperado de manter o Orkut com selos e o orkut ao vivo não me parece que vai ter muito sucesso, e logo os números de usuários devem cair drasticamente, como pelo menos já aconteceu no meu círculo de amizades.

    Agora o Google+ é uma boa aposta. Foi bem implementado e está muito bem integrado com os outros serviços do Google. Eu escrevi mais sobre isso aqui http://t.co/FpjAnsK acredito que complemente bem o que está escrito no artigo.

    Abraços,

    • Mas não deixa de ser verdade. Todo dia temo esse pessoal da foto de beicinho invadir o facebook.

  18. Na minha opinião o Wave não deu certo pela sua pobreza em disign, aliás a Google pecava muito no assunto, agora que está começando a se mexer. Acredito na formula de sucesso Beleza + Funcionalidade e é isso que vejo no G+. Espero que faça sucesso, torço pelo sucesso da Google.

  19. Sabemos que geralmente todo esse marketing promove propagandas para nutrir os investimentos feitos pelo google, mesmo assim estou curioso em ver na prática como essa nova onda funciona. Gostaria mt de ser convidado

  20. Espero que dê certo e que seja uma rede interessante, pois o facebook já se torna aborrecido e infantil, com tanto jogo sem interesse..vamos ver!há que revolucionar isto!!

  21. A Google mudou a internet, mas o Facebook é o topo das redes sociais. Tudo o que vier não vai passar de imitação. Já testei o Google + e achei muito fraco. O importante é competir.

  22. adorei a ideia do google plus, adoraria receber um convite para poder usufruir de sua interatividade, utilizo todo tipo de rede social do orkut ao twitter, mais acredite q o google plus esta vindo dar uma "revira volta" no mundo da rede social, e isso então se conguir o convite vou ficar muito agradecido, pois adoro conhecer coisas novas.

  23. Me lembro dessa avassaladora midia em cima do Buzz e agora o Google +. Achei inovador a idéia porém imitando outras plataformas,em termos. Tem tudo para ser um bom canal porem ter sucesso não é da noite para o dia e o Facebook vai Reinar ainda. O Talk e o Buzz muitas pessoas ainda não sabe que existe e muito menos usam no seu dia dia. Talves seja um marketing desesperado que estão fazendo fora de tempo.
    Lá vai mais uma tentativa Google !

  24. me mande um convite, pois estou com muita cusiosidade de saber como é,
    para poder divugar com meus alunos e minha família que são internautas viciados

Comente!