Google Brasil doa 120 mil bolsas para cursos de tecnologia e ajuda jovens vulneráveis a se qualificarem

O Google anunciou uma doação de 120 mil bolsas para os Certificados Profissionais do Google, cursos online em tecnologia oferecidos pela plataforma Coursera.

A iniciativa tem como objetivo capacitar estudantes, aprendizes, estagiários e profissionais que buscam recolocação ou o primeiro emprego, com foco na população socialmente mais vulnerável e em pessoas de grupos minorizados.

As vagas serão gerenciadas pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pela startup Bettha.com, com apoio do Instituto Ser Mais, e as inscrições podem ser feitas pelo CIEE ou pelo Bettha.com.

A doação das bolsas é parte do compromisso do Google de conceder 500 mil bolsas até 2026 para capacitar jovens e pessoas de grupos minorizados e promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dessas pessoas.

As Certificações Profissionais do Google fazem parte do programa Cresça com o Google, que oferece habilidades digitais práticas e técnicas para ajudar pessoas e pequenos negócios a se desenvolverem.

“Um dos propósitos do Google está no compartilhamento de conhecimento e no incentivo à educação, com foco especial para a formação de novos profissionais na área da tecnologia.

Neste sentido, os Certificados Profissionais do Google desempenham um papel importante por serem cursos 100% online, desenvolvidos pelo próprio Google e que capacitam pessoas em habilidades e profissões com alta demanda, mesmo sem experiência prévia”, afirmou Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil.

Esta é a segunda vez que o Google trabalha com o CIEE para a doação de bolsas dos cursos. Ainda em 2022, as primeiras 30 mil vagas foram doadas para a instituição.

A iniciativa promove a formação teórica em cursos de tecnologia e ajuda os jovens a se desenvolverem em outras esferas da vida, como senso de responsabilidade, comprometimento e postura profissional.

Certificação

Os quatro primeiros cursos com certificação profissional foram lançados pelo Google, em português, no início do ano passado. Hoje, estão disponíveis, com legendas, as formações profissionais em Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design, que não exigem conhecimento específico anterior, todas voltadas para quem está procurando o primeiro emprego, avançar na carreira e/ou um novo trabalho.

No curso de Suporte de TI os participantes são capacitados para suporte na área de tecnologia. Já a habilitação em Análise de Dados ensina os alunos a coletarem e a organizarem estrategicamente blocos de informações, para a análises que contribuam no processo de tomada de decisão.

Os formados em Gestão de Projetos ficam preparados para definir planos, orientar colegas de equipe e gerenciar mudanças, riscos e partes interessadas, durante os processos de entrega de produtos, serviços e outros resultados em uma empresa. E os inscritos em UX Design estudam a interação de usuários em sites, aplicativos e com objetos físicos, para tornar essas experiências mais úteis, agradáveis e acessíveis. 

Os cursos são 100% on-line e assíncronos, ou seja, com cronograma flexível e duração a depender da disponibilidade do aluno. A depender do curso, eles podem variar entre um total de 140 e 200 horas de aula. Todo conteúdo fica gravado e disponível sob demanda.

Os cursos são preparatórios para algumas áreas de tecnologia e foram pensados para ajudar quem busca profissionalização e melhoria curricular para áreas de alta demanda no mercado de tecnologia.

Objetivas e dinâmicas, as capacitações procuram preparar os participantes para o início imediato em vagas que exigem as habilidades estudadas. Além disso, os cursos são orientados em nível profissional, foram criados por especialistas do Google e deixam os currículos ainda mais competitivos.

Comente!

You May Also Like