World Wide Web Consortium (W3C) torna-se organização sem fins lucrativos

O World Wide Web Consortium (W3C), líder no desenvolvimento de padrões técnicos para a web, tornou-se oficialmente uma organização sem fins lucrativos de interesse público a partir de 1 de janeiro de 2023.

O W3C tem como objetivo garantir que a web permaneça aberta, acessível e interoperável, cultivando e estabelecendo padrões globais para a construção de sites, navegadores e dispositivos.

Desde 1994, a organização criou mais de 460 padrões da web, reunindo especialistas do mundo do software, hardware, centros de pesquisa, universidades e administradores públicos.

Algumas das realizações mais importantes incluem a criação de padrões públicos para tecnologias subjacentes à web, como HTML, CSS e XML, que são incorporados em nossas vidas cotidianas.

A Internet nasceu na década de 1960 como um projeto do Departamento de Defesa dos EUA conhecido como ARPANET.

A ideia era criar uma rede de computadores autônoma que pudesse continuar funcionando mesmo em caso de falhas. Com o passar do tempo, a Internet se expandiu e a World Wide Web (WWW) tornou-se uma parte integral da experiência online.

Tim Berners-Lee, principal desenvolvedor da WWW, inventou a tecnologia de hipertexto que permitiu a criação de páginas web e o acesso a elas por meio de um navegador web.

Embora seja comum dizer que Tim Berners-Lee é o inventor da Internet, ele é, na verdade, o principal desenvolvedor da WWW, que é a tecnologia que possibilitou a criação da Internet como conhecemos hoje.

Comente!

You May Also Like