WhatsApp anuncia criptografia ponta a ponta para backups do Android

O WhatsApp confirmou que vai implementar criptografia de ponta a ponta para backups do Android será implementada em breve.

Uma das maiores falhas de segurança hoje do WhatsApp está no modelo de backup externo que poderia ser interceptado por hackers ou roteadores desatualizados.

A implementação atual depende muito do iCloud e do Google Drive para armazenamento de backup em nuvem, mas a segurança só foi oferecida com 2FA ao restaurar o dispositivo.

Se você é um usuário do WhatsApp, o Facebook confirmou que a criptografia de ponta a ponta para seus futuros backups em nuvem começará a ser implementada “nas próximas semanas”.

O WhatsApp diz que uma vez que o recurso é habilitado, “nem o WhatsApp nem o provedor de serviços de backup serão capazes de acessar” seus backups ou a chave de criptografia usada para backups.

“As pessoas já podem fazer backup de seu histórico de mensagens do WhatsApp por meio de serviços baseados em nuvem como Google Drive e iCloud. O WhatsApp não tem acesso a esses backups e eles são protegidos pelos serviços de armazenamento individuais baseados em nuvem”, disse um engenheiro do Facebook.

“Mas agora, se as pessoas escolherem habilitar backups criptografados de ponta a ponta (E2EE) assim que estiverem disponíveis, nem o WhatsApp nem o provedor de serviços de backup serão capazes de acessar seu backup ou sua chave de criptografia de backup”. 

Comente!

You May Also Like