250 anos de Beethoven no Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture possui um projeto online dedicado ao aniversário de Ludwig van Beethoven, que em 2020 completa 250 anos.

O projeto reúne coleções virtuais histórias sobre o compositor de 18 renomadas instituições culturais, incluindo duas brasileiras: o Projeto Portinari e o Museu Villa-Lobos. A iniciativa permite que todos consigam explorar diversos aspectos da vida e do trabalho do compositor alemão em g.co/BeethovenEverywhere.  


As exposições reunidas no projeto trazem à luz a vida diária de Beethoven, sua rotina de trabalho, questões sobre o que tornou sua música tão inovadora e onde podemos encontramos seu legado na cultura moderna. É possível aprender sobre sua conturbada vida privada, simbolizada por objetos como seus aparelhos auditivos ou suas comoventes cartas de amor; outra parte do projeto une pessoas de todo o mundo na celebração de Beethoven com uma “Ode Global à Alegria”.

O Projeto Portinari preparou uma exposição sobre um retrato de Beethoven feito pelo artista Cândido Portinari em 1927, quando ele começava sua carreira. A exposição traça a relação que Portinari tinha com a música, por conta do pai, e contextualiza a importância desenho para a sua carreira.

Já a coleção virtual do Museu Villa-Lobos conta a relação que o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos tinha com a obra de Beethoven. O brasileiro foi um dos que contribuíram para a difusão do legado do alemão no país. Em abril de 1933, sob a coordenação de Villa-Lobos, ocorreu no Brasil a primeira audição de uma obra-prima de Beethoven: a “Missa Solemnis” (op. 123), iniciada em 1818 e um dos marcos da última década de vida de Beethoven.

“Estou entusiasmado com a vasta gama de histórias e formatos que museus, orquestras e arquivos de todo o mundo coletaram no Google Arts & Culture, pois fornecem uma visão imediata da vida e obra do artista Ludwig van Beethoven e fazem sua influência na nossa cultura moderna impressionantemente transparente”, conta Simon Rein, gerente de programas do Google Arts & Culture.

Explore mais sobre Ludwig van Beethoven, o Projeto Portinari e o Museu Villa-Lobos no Google Arts & Culture (g.co/BeethovenEverywhere ) ou pelo aplicativo gratuito no iOS e no Android.

Comente!