Moto X 4 falha no público-alvo: os fãs do Moto X

51
2029

Durante o lançamento do Moto X 4, os representantes da Motorola afirmaram, por diversas vezes, que este era o retorno de um dos dispositivos mais “amados” por parte de seus clientes.

Lançado em 2013, o Moto X foi desenvolvido durante a administração do Google e o aparelho tinha como objetivo ser o “smartphone que você poderia projetar por conta própria”.


Além disso, contava com recursos inteligentes que complementavam a experiência do Android (em vez de concorrer, como ocorriam em dispositivos de outros fabricantes).

Como muitos sabem, eu fui um dos usuários mais fiéis do Moto X:

Moto X foi um caso de amor imediato e profundo por mais de 3 anos. Comprei os aparelhos de primeira e segunda geração assim que pisei fora das coletivas de imprensa.

Eram incrivelmente bonitos, com hardware e software bem ajustados e o melhor de tudo: preço incrível.

Ao ver o Moto X 4, entretanto, não fiquei empolgado para fazer o mesmo. O aparelho, que agora têm aspectos técnicos de um modelo intermediário, ainda traz grandes bordas e sua tela não é tão grande (5,2 polegadas).

Veja bem: isso não quer dizer que o Moto X 4 seja um aparelho ruim. Ele é muito bom (e bonito!) para o segmento em que foi escolhido para atuar e, com certeza, será sucesso de vendas.

Mas, para os fãs da linha Moto X, que vinham aguardando o retorno do aparelho, este é um banho de água fria.

Na verdade, se a Motorola não tiver intenções de restabelecer o Moto X como um topo de linha, podemos declarar o fim de um modelo que chegou a ter clientes bem apaixonados:

https://twitter.com/nmuller99/status/740981934172557312

51 COMENTÁRIOS

  1. Tive um x13 e pulei pro MotoMaxx que está comigo aproximadamente 3 anos. O x13 com certeza foi meu celular favorito na minha trajetória de smatphones. O Maxx por ser MUITO ignorante em especificações, me da trabalho para trocar para um novo aparelho. Atualmente em território nacional, não tem nenhum que me chame a atenção, tanto em design, especificações e principalmente em preço. Penso sinceramente em tentar pegar um Xiaomi. Atualmente acho loucura pagar R$1300 num Moto G5s Plus, que além de feio, tem as especificações fracas.

    • Tenho moto x2014, é não é possível que o moto x2014 ainda seja tão bom como dizem, tem algo errado aí nessas afirmações.kkk

      • Só troquei meu moto X 2014 por um moto z, por que a Motorola não f z um moto X de 64 gigas, se não eu ainda estaria na linha moto x

    • Também
      Tenho comprei o moto x 2014 em 2015 e até hj n troquei por nenhum outro e pretendo n trocar, gosto muito desse aparelho n pretendo trocar mais, a minha esperança era o 4 mas como vc escreveu ” foi um balde de água fria”

  2. Ainda uso – e sou bem feliz com ele até – o meu Moto X de 1ª Geração.
    Estou aguardando a Black Friday para finalmente trocá-lo. Infelizmente este meu velho “trator” (no sentido de que ainda é pau para toda obra) já teve o case torturado demais.
    Não pensem, porém que será aposentado!
    Uma capa descente, uma boa película (Hello M.L. ou afins), trocentas horas de desenhos animados devidamente baixados e se tornará o primeiro celular de minha filha que, com 11 meses, adora mexer nele.
    Admito que não tenho mais cacife para um novo top de linha e ainda estou em dúvidas quanto a qual intermediário comprar.
    Invisto no Moto X 4 (Sim, para mim ele é um intermediário como bem disse o Renê, inclusive no preço) ou algo “mais simples” como o Moto G5s Plus…
    Alguma sugestão?

    • Concordo totalmente com o autor, tive o moto X e o moto x2 que uso ainda. Porém já mandei vir um oneplus 5,que é o que há de mais próximo ao que eu esperava de um moto X de verdade… A Motorola ACABOU mesmo, nem adianta ter esperança.

    • Bom dia ! Estou na mesma situação eu esperava um top de linha com display 18:9 tela infinita de pelo menos 5.7″sem bordas uns 4gb ram 64gb rom pelo menos pra uma linha mais barata e um tipo plus + com mais capacidade e tela de 6″ pois eu tive todos da linha X Moto x 1 tive o moto x 2 e passei para o x style que estou com ele até hoje é muito satisfeito como sempre falo a única coisa que o moto style deixa a desejar e na bateria . Mais não vou comprar esse X4 se é pra comprar um intermediário vou migrar para o LG Q6 que deixa a desejar um pouco em desempenho mais tem um visual muito bacana . E não vou me desfazer do x Style coloquei uma bateria zerada nele esses dias ele tá muito bom novamente .

  3. Concordo com você. Eu comprei o Moto X Style no início de 2016 e fiquei ansiosamente esperando o Moto X 4 no início deste ano. Os meses foram passando e nada da Motorola lançar o aparelho. Quando surgiram as especificações, vi q ele seria um intermediário e não mais um topo de linha. Resolvi então conhecer a Apple e comprei o iPhone 7 plus, mesmo ele sendo pesado ( se eu usar deitado dói meus braços) eu estou gostando muito do aparelho e acredito q a Motorola só está investindo nas linhas G e Z, as outras estão meio esquecidas.

  4. Tive um Moto X Style por aproximadamente 2 anos, troquei há pouco tempo por um problema no display do aparelho e o concerto era muito caro, mas nenhum top de linha desses da Motorola bate no Moto X Style, não bate mesmo, comparei a câmera com vários modelos novos da Motorola e Moto X Style ganhou fácil, isso sem falar na tela de super AMOLED de 5,7 do aparelho que é uma das melhores que eu já vi, o que estamos vendo hoje é um retrocesso provido de muito marketing.

  5. É triste ver a marca que você tanto admirava ruir desse jeito, moto z force que risca com a unha, moto z play2 que perde bateria, um snap de gamepad que custa o preço de um celular, estou com o moto Maxx a 2 anos e estou cogitando seriamente em abandonar a Motorola, uso desde o defy, RAZR d3, moto x1, X2 e Maxx, mas o moto z top não me convenceu em estética e bateria

  6. Sempre fui fiel a linha x. Mas parou no 2014. É a ideia é abandonar ou ir para um s8 ou iPhone que não me agrada em nada mas a qualidade é gigantesca. Enfim esperava algo a mais no x4 e com esse balde de gelo acabou a expectativa.

  7. Tive um moto x 2 geração, passei para o moto style e depois q minha bateria ficou ruim comprei um moto z 2. Ótimo aparelho mas troquei a bateria do style e voltei pra ele de novo. Moto x será sempre o melhor.

  8. Verdade!!! Eu tive o privilégio de comprar as três gerações ,era tão querido que me roubaram os três…não sei se comprarei esse !!!

  9. Comprei meu x2 no lançamento até hj n consegui trocar ele por outro mesmo c a bateria ruim q ele tem e n pretendo trocar de aparelho tão cedo pq ele ainda me atende muito bem apesar dos pesares

  10. Tão decepcionado com a linha Android que vou apostar no iPhone X, comprei o meu Moto X em 2014 super Feliz tanto que tenho até hoje e só não serve café o resto da tudo. A linha Moto Z até parece ser legal mais os Moto Snaps não chamam tanto a atenção ainda mais pelo preço pra deixar o celular com cara de tijolo fone. Não dá né.

  11. Eu e minha namorada temos o Moto X Force. Nunca vi nada parecido no mercado. Não tenho intenção de trocar tão cedo, a não ser que a própria Motorola lance o substituto à altura. Bateria de longa duração, robustez, memória interna grande, câmera de alta qualidade e não tão gigante… Só faltou ser a prova d’água!

  12. Tb possui um moyo x force ano 2015 de 64g, fiz devolução por motivo dectela verde depois de um ano de uso. Melhor celular q tive, hardware potente e tela resistente, pitem apresentou linha verde. Agora rumo ao S8, ja q o moto x vem de intermédio. A nao de top com inovações e moto ações.

  13. Pra quem é fã do moto x vale a pena fazer o update pro Android Nougart, eu fiz no meu e ficou muito bom, o passo a passo esta neste video: youtu.be/ma4SyVzHhyk

  14. Eu tenho um Moto X Play, ele é excelente, sua câmera é umas das melhores que já vi, do segmento. Mas o novo Moto X 4, acho que ficou aquém das expectativas.

  15. Tenho meu moto x1 até hoje. Troquei por um Asus Zenfone 3 5.2″ mas sinto falta dos recursos. Enquanto você disse que não gostou do tamanho do novo eu gostei. O X1 com 4.7″ era perfeito, para mim até 5″seria o ideal pela pegada. Acho Weir trouxeram o x4 pequeno devido a isso, motos preferem ter uma pegada melhor.

  16. Tive o MoTo X 2, excelente inicialmente mas a tela quebrou com facilidade e a bateria não conseguia segurar por mais de 5 horas. Moto Z superou de longe.

  17. Acho que o erro da Motorola, foi colocar o Moto X em um segmento abaixo daquele que era o natural dele. Nem todo mundo gosta dos “Snaps” e tampouco gostam de ostentar um aparelho com uma tomada atrás dele.
    A Motorola poderia ter tido a sacada da Samsung, ter um S8 com variações e o Note… Dois tops para dois públicos distintos.
    Agora o consumidor têm três opções de intermediários (Moto G5s plus, Moto X4 e Moto Z2 Play) e uma de top de linha com uma tomada atrás dele (Moto Z2 Force).
    Sem dizer que esses intermediários, são basicamente o mesmo Chipset!

  18. Tb era um cliente fiel dos moto x, depois mudei pro moto z play, mas agora não sinto mais vontade na Motorola, não q não faça bons smartphones mas não tem aquele algo a mais de antes, então adiantei a troca pro chineses, comprei o Honor V9 e não me arrependo, dá um banho no meu antigo Z Play

  19. Fui forçado a deixar o Moto X 2014 depois que a tela quebrou (culpa minha) e o reparo ficaria em 700 reais. Foi o melhor aparelho que já tive; mesmo com seus defeitos, era perfeito. Dificilmente lançarão um como ele.

  20. Eu estava na mesma situação, com um moto x 2013 e nenhum outro celular me agradava, depois de muita pesquisa comprei um oneplus5 e fiquei muito satisfeito, fica a sugestão.

  21. Tenho até hoje meu moto x 2014, fiz a minha esposa sair do Samsung e entrar pra Motorola e sabe como são as mulheres, quebram celular demais e sempre muda, e ao decorrer desses últimos modelos, moto x 2014 é melhor, único problema que tive atualmente é que a bateria viciou, mas ter um celular desde seu lançamento até hj é de se esperar, vou estudar melhor esse X4 e ver oque da

  22. Tenho um Moto X Style desde 2014 e pretendo continuar com ele por um bom tempo ainda. Nenhum lançamento é tão superior a ele a ponto de me fazer trocar.
    Só tenho uma reclamação. Ele funcionava lindo, rápido e rasteiro com o Android 6.
    A atualização pro Android 7 deixou ele meio bobo e lento (desleixo da equipe de atualização dele – Lenovo).

    To de olho nos Pixels Google…

  23. Sigo firme com o meu X 2014 e faz vários meses que venho procurando um substituto, não por estar cansada dele, mas queria estar preparada quando ele partir. A única coisa que mudaria nele atualmente é a Câmera, já que sou viciada em fotografia e sinto que estou ficando pra trás. Mas não sei por qual trocar.

  24. Bom dia, amo meu moto X2. Entretanto, chegará uma hora que terei que trocá-lo. Tempo de uso, vida útil, etc.
    Resta a dúvida: qual aparelho da Motorola é tão bom quanto?!
    Aceito dicas.

  25. O mesmo aqui, tenho o mito x 2014 (2° geração) e queria troca-lo por um melhor mas esse moto x4 decepcionou, na verdade a 3° geração também já tinha decepcionado, com os intermediários style e play……

  26. Sou apaixonado pelo moto x e agora com o lançamento do moto x4 irei comprar eu olhei ele na loja e achei muito bom e o tamanho cedo que cabe uma mão pra mexer . As câmeras muito boa e o celular por si é muito bonito . Parabéns pra Motorola

  27. Tenho Moto X Style e desde que comprei tem problema de superaquecimento (meu marido diz que veio com a função ferro de passar roupas), ao ponto de eu não conseguir tocar no telefone, o zoom funciona quando quer e não quando eu preciso é pra piorar a assistência técnica em Brasília não conserta esse modelo. Acho que Motorola nunca mais.

  28. Hoje tenho um zenfone 3 Maxx troquei pela bateria e pra atualizar, mas sinto saudades do meu moto x 2014 foi realmente o melhor que já tive pena não ter atualização oficial para os Androids mais recentes!

  29. Tive um X 1 e dois X 2 … A um ano e meio cai nos Gs da Lenovo e não senti diferença nenhuma… Atualmente do meu 5 plus pra esse X4 aí não vejo razão pra upgrade … Boa matéria, bom texto. Muito bem direcionado! Valeu

  30. Pois ainda tenho o X, e só de ver que a nova geração não tem nada de parecido da um desespero… O mais legal de ter a linha X era os moto gestos que pelo jeito foram abandonado nessa nova “fase”

  31. Tive todos os Moto X até o X3 Style. Depois que o Style se despedaçou no chão, tive dificuldades pra achar outro aparelho até que, sem querer, acabei com um Moto G5 Plus. Com certeza o G5 Plus foi o aparelho que mais me surpreendeu até agora. Ele é mais rápido quanto o Moto X2 (isso mesmo, mais rápido e não esquenta!), super barato, uma câmera maravilhosa, bateria impressionante e as funções inteligentes não falham como o X2 e X3. Além disso, o sensor de digitais dele é incrível! Pela minha experiência de uso no G5 Plus, acredito que o X4 seja um ótimo aparelho mas, não sei se valeria a pena pagar o dobro do preço pra ter praticamente a mesma coisa.

  32. Por favor né pessoal é um exagero dizer que em 2017 ainda preferem o moto x 2014! A câmera dele é péssima ! A única coisa que ele tem de bom ainda é o disign que pra mim em sua época era um dos melhores senão o melhor, mas hoje em dia não dá para comparar ! O Huawei nova por exemplo da um coro em tudo no moto x 2014 ele hoje perde até pra um Galaxy J ou moto G5 plus po.que dirá pra aparelhos do ano passado já de 2016 como o Galaxy S7 ou HTC 10 por exemplo q praticamente os destroem em tudo! A Realidade tem que ser dita! Ele é um bom Smart mas não compete mesmo com os de hoje em dia e quem diz que não troca tá de brincadeira…tenho o HTC 10 e já usei o x 2 2014 e o HTC 10 o destrói praticamente comparar uma Ferrari a um chevette

  33. Embora eu esteja o utilizando com LINEAGE OS, meu moto X 2014 está vivão e vivendo. Não pretendo trocá-lo ainda tão cedo (motivos financeiros).

  34. Vou continuar por mais um ano com meu Moto X play, quem sabe ano que vem ele lança algum que consiga se igualar em bateria, câmera e tela.

  35. Eu sou louca pelo meu moto x 2014. Na verdade desde que tenho celulares, nenhum Motorola me deixou desejando outro celular, a não ser um seguinte dele mesmo, rsrs. Um pouco antes do moto X4 sair, decidi trocar meu moto x2014 pelo moto z2 play depois de insistentemente comparar o moto z force, o z2play e o gs5 plus. Todos ficaram bem aquém do que eu queria, só peguei o z2play pela facilidade de poder adicionar um bônus pra câmera ou bateria ( que serão pedidos de natal, pq com um preço desse kkkkk). Sinceramente também esperava mais do lançamento do moto x 4, mas como a situação de bateria estava trágica no meu ( praticamente vivendo na tomada) foi uma urgência ter que trocar….

  36. Tenho o XT1058 2013 e gosto muito dele o aparelho é ótimo, porém terei que me desfazer pois a memória já não dá mais apenas 16gb.

  37. Adoraria que o Grupo Google retomasse a posse da Motorola Mobile. Não que a Lenovo esteja fazendo uma má administração, mas a essência do Moto X One foi um plano de marketing sensacional quando by Google. Principalmente, acima de tudo, a eficiência do aparelho. A sincronia evolutiva se perdeu no tempo. Adoro meu Moto X One XT1058. Continuo aplaudindo os aparelhos smartphone da Motorola Mobile. Volta Google!!!!!!!!!

  38. Até começo do ano ainda tinha o X1 como aparelho terceiro/trabalho/saídas para lugares perigosos. E acho que acabava usando ele quase como principal, exceto câmera e bateria ele ainda é muito bom e mais smart que muitos aparelhos atuais. Tive o X2 que não era tão bonito na traseira mas era confortável, porém câmera e bateria ainda eram ruins, acabei trocando até que em 2015 peguei o X Play, que foi uma bela duma experiência, apesar de ser mais fraco ele tinha excelente bateria, tela, som e principalmente câmera. Gostei tanto que peguei o X Force, e também pq eu queria uma tela Amoled igual foi nos X1 e X2. Desde lá já sinto que não é tão Moto X quanto foi, seja pelo preço, seja pelas features que já estavam nos outros aparelhos da marca, e não tinha mais aquela otimização que ainda faz o X2 rodar bem. Esse X4 realmente não é um Moto X, não passa a sensação, nao é tão inteligente apesar do modelo americano ter a Alexa. Único que talvez me fizesse gastar dinheiro seria o modelo com Android One, que pelo menos remete aos primeiros Moto X, que eram nexus da Motorola

  39. Tenho um Moto X Style e não troco ele por nada!!!! Não consegui achar outro smartphone que pra mim supere oque que eu tenho! Pena o MotoX4 não seguir a mesma linha!

Comente!