Google abandona projeto de digitalização de jornais‎

De acordo com o Search Engine Land, a gigante das buscas vai abandonar seu projeto de digitalização de jornais‎ antigos. Lançado em 2008, o Google News Archives era uma iniciativa de tornar antigos jornais acessíveis no mundo online com a digitalização de milhares de páginas provenientes de arquivos de notícias.

Além de permitir buscas no conteúdo dos jornais, a digitalização oferecia navegação nos moldes como foram impressos, com parágrafos, manchetes, artigos, publicidade e tudo mais.

“Trabalhamos em estreita colaboração com os parceiros de jornais em uma série de iniciativas, e como parte do programa de digitalização do Google News Archives nós colaboramos para tornar os jornais antigos acessíveis e pesquisáveis online”, respondeu um porta-voz do Google ao site.

“Os usuários podem continuar a procurar os jornais digitalizados em http://news.google.com/archivesearch, mas não planejamos introduzir mais recursos ou funcionalidades no Google News Archives e não estamos mais aceitando novos microfilmes ou arquivos digitais para processamento”.

Em e-mail privado aos parceiros do projeto, o Google declarou que a decisão de fechar o projeto esteve diretamente conectada aos novos projetos da companhia, incluindo o Google One Pass que permite aos publicadores vender conteúdo e assinaturas através de seus sites e Apps.

Comente!

You May Also Like