Microsoft quer restringir Chrome e Firefox no Windows 8

Por em 10 de maio de 2012 – 22:15

A Microsoft anunciou que vai restringir navegadores de terceiros em seu próximo lançamento do Windows 8 para dispositivos ARM, impedindo desta forma que nenhum outro produto possa competir de igual para igual com o Internet Explorer.

Em resposta a decisão polêmica, Google e Mozilla manifestaram em notas públicas, nesta quinta-feira, suas preocupações sobre a “escolha do usuário e inovação” na próxima geração do Windows.

Para Asa Dotzler, que lidera o desenvolvimento do Firefox para o Windows 8, a Microsoft está tentando bloquear os browsers concorrentes e fomentar uma violação direta das promessas que fizeram para os desenvolvedores, usuários e fabricantes.

“Primeiro, a Microsoft tem um navegador que roda no modo Clássico em Windows ARM. Eles não estão permitindo o mesmo acesso para que possamos executar o nosso navegador no Classic. Em segundo lugar, a Microsoft tem um navegador que roda em modo Metro no Windows ARM que tem acesso a APIs que eles estão negando aos navegadores de terceiros. Então, nós estamos sendo impossibilitados de entregar qualquer navegador no Classic e sendo negados de construir um navegador competitivo no Metro”, explicou Dotzler em carta aberta a imprensa americana.

Em declaração a CNET, o Google mostrou apoio à Fundação Mozilla:

“Compartilhamos as preocupações levantadas pela Mozilla sobre o ambiente de escolha do usuário do Windows 8 ao restringir a inovação. Nós sempre demos boas-vindas a inovação no setor de navegadores em todas as plataformas e acreditamos fortemente que ter grandes concorrentes nos faz trabalhar ainda mais. No final, os consumidores e desenvolvedores são os mais beneficiados com a concorrência acirrada”, publicou o Google.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


74 comentários sobre “Microsoft quer restringir Chrome e Firefox no Windows 8”

  1. Luandersonn disse:

     @meialisson
     O IE9 (nem falo do IE10) funciona melhor em HTML5 do que o Chrome!

  2. meialisson disse:

     @Luandersonn Eu sei como é kkk, também já fui apaixonado e cego pelo IE, faz parte!

  3. Luandersonn disse:

     @meialisson
     Primeiro: Quem é apaixonado pelo IE? Isso seria muito estranho… sério.
    Segundo: O que disse foi baseado nos testes feitos pelo LifeHacker, um site muito famoso.

  4. meialisson disse:

     @Luandersonn A prática é bem diferente, trabalho com desenvolvimento front-end… Os projetos em HTML5 no IE9 TODOS tive que utilizar o modernizr (pesquise no Google) para conseguir fazer o básico. Desenvolver para IE (qualquer versão até agora) é sofrido meu brother.

  5. meialisson disse:

     @Luandersonn A Microsoft é muito lenta na adequação a padrões com o IE, demoram muito para atualizar, mas estão aprendendo. O modelo de desenvolvimento e atualização ágil adotado pela Google com o Chrome é algo interessante e positivo, tanto que é um modelo também praticado em sistemas operacionais móveis, o qual a Microsoft também está se adequando, no fim das contas a concorrência é sempre positiva e os maiores beneficiados na história toda são os usuários finais.

  6. bobppower disse:

    esse tipo de competição desleal é que me faz cada vez mais usar Ubuntu…
     
    muito feio, Microsoft…

  7. Luandersonn disse:

     @meialisson
     É porque suportar e funcionar corretamente são duas coisas diferentes, o Chrome suporta vários recursos HTML5, mas não funciona como deve. No IE, quando implementando já deve está funcionando.
     
    Concordo que o clico de atualização do IE é lento, talvez por ser junto com o do Windows. Mas segundo o Tecnoblog, as atualizações serão a cada 3 meses. O Chrome é pouco adotado corporativamente exatamente por causa disso, o IE tem um suporte imenso, o Chrome não.

  8. RenatoAguiar disse:

     @Luandersonn Sou desenvolvedor de sites e sinto muito em dizer que isto infelizmente NÃO É VERDADE. Para nos desenvolvedores o nosso maior pesadelo é desenvolve site que funcione no IE. Temos que fazer um site para os outros bons navegadores e outro para o IE e cada uma das versões. Todos tem algum ou vários bugs ou erros. Deus que me livre. Safari, Chrome, Opera e Firefox são muito mais completos em HTML5 e CSS3 e tem a vantagem de ter atualizações constantes, já o IE demora anos para se atualizar e fica EMPACANDO a progresso da internet, se no fosse o IE a internet seria muito melhor, temos que ficar fazendo sites “PIORES”porque ainda existem pessoas que usam esta PORCARIA. Esta é a triste verdade, INFELIZMENTE eu gostaria muito que não fosse, ia melhorar muito nossas vidas, desenvolvedor e usuário.

  9. RenatoAguiar disse:

     @Luandersonn  @meialisson  que absurdo, você Luandersonn esta completamente enganado, eu trabalho com código todos os dias, desenvolvendo sites e o IE é um verdadeiro LIXO. Só para citar um exemplo o IE 9 não suporte GRADIENTE (CSS3), uma grande vergonha. Formulário em HTML5 nem pensar, esta muito longe de ser algo que preste. Se o 10 fazer o básico já vou ficar feliz.

  10. mateuspl disse:

     @chamorropin isso n é pq o IE não foi desenvolvido para android? a qts da microsoft é restrição, n falta de interesse =/

  11. Willian Max disse:

     @RenatoAguiar  @Luandersonn  @meialisson Internet Explorer não suporta text-shadow, do CSS2, até hoje!

  12. Luandersonn disse:

     @RenatoAguiar  @meialisson
     Você não entendeu, ele é sim ruim para desenvolver, todos sabemos. Mas as tecnologias HTML5 que vocês exigem ainda não estão fechadas e aprovadas pelo órgão regulador W3C

  13. RenatoAguiar disse:

     @Luandersonn  @meialisson engraçado que já estou desenvolvendo todos os sites com HTML5 e CSS3 e funcionam redondíssimo no SAFARI, CHROME, OPERA E FIREFOX. Já no IE, não posso falar o mesmo, tenho que usar JAVASCRIPT e HACKS, e todos estão passando tranquilo no teste de validação do W3C – http://validator.w3.org/ - (apesar de ainda não fechado 100%), sim o W3C já este fazendo a validação com HTML5.
     
    Agora não entendo como você pode questionar validação W3C, sendo que tudo o que é feito para IE NÃO VALIDADE NO W3C!!! Todos os navegadores da MICRO$OFT tem problemas com validação e renderização, tanto com (X)HTML e CSS2, não vou nem falar de HTML5 e CSS3 porque ai fica MUITO PIOR.
     
    Não tem como defender algo tão horrível e mal feito, agora só está MENOS PIOR. E espero que melhore, é de meu/nosso interesse.

  14. RenatoAguiar disse:

     @Willian Max  @Luandersonn  @meialisson vdd, sem contar os problemas com segurança.

  15. renefraga disse:

    @Luandersonn@meialisson
    “O Chrome é pouco adotado corporativamente exatamente por causa disso, o IE tem um suporte imenso, o Chrome não” 
     
    Bom, já trabalhei com TI e prestei suporte técnico por alguns anos. O IE se mantinha no ambiente corporativo por falta de interesse e de investimentos. Alguns bancos de dados antigos, principalmente da Oracle, forçavam seu uso e necessidade (e não por escolha dos usuários).
     
    Recentemente vimos o Chrome ser adotado no Departamento de Estado dos EUA, uma mudança sem precedentes e que alavancou até aplausos em seu anúncio. Vídeo: http://goo.gl/8NnGz
     
    Infelizmente é um setor que vive muitas vezes no passado, restringindo até mesmo a experiência dos funcionários para sustentar modelos antigos. 
     

  16. renefraga disse:

     @chamorropin “o Android nunca rodara o IE” // Se a Microsoft tiver interesse em levar o IE para Android, tenha certeza que o Google Play irá recebê-lo. Mas, infelizmente, a Microsoft nunca teve muito interesse em levar sua tecnologia para outras plataformas. 

  17. Luandersonn disse:

     @RenatoAguiar  @meialisson
     Concordo, só acho que a exigência de suporte a tecnologia quando estiver fechado e aprovado.
     
    Por exemplo, tenta fazer uma rede social com suporte a álbum offline, APENAS O IE10 da suporte, podemos falar que o Chrome é ruim por causa disso? Tenta fazer o Chrome mostrar legendas em HTML5, ele vai conseguir? Não, não há suporte, só o IE10, o Chrome e o Firefox podem ser taxados como ruim?
     
    Claro que certas tecnologias ainda faltam no IE, o que é triste, gostaria que você desse uma olhada no IE10 e desse sua opinião, e deixe um comentário aqui =)

  18. RenatoAguiar disse:

     @renefraga  @Luandersonn  @meialisson Eu não diria suporte, mas preguiça do desenvolvedor, em desenvolver para os outros browsers. Muita coisa só “funciona” só IE pq como existiam muitos problemas neste navegador era mais “fácil” só desenvolver pra ele, pois da muito trabalho criar um site e um sistema para mais de um navegador. Hj o mundo não é mais microsoft e praticamente todos os bancos já desenvolveram sites para todos os navegadores.

  19. RenatoAguiar disse:

     @Luandersonn  @meialisson com certeza vou testar, mas assim que a microsot finalizar o IE10 e lançar no mercado. Mas não vou só olhar, vou ter que testar profundamente, terei que estudar este navegador e ver como todos os códigos se comportam nele e isto vai levar bastante tempo.
     
    Se o IE10 tiver suporte para o basico e se, se comportar igual aos seu concorrentes já fico feliz e vou torcer para que todos possam ter o IE10, independente  da versão do Windows que a pessoa tiver XP, VISTA ou W7. Isto é uma questão de SAÚDE PÚBLICA, e não entendo como a microsoft ainda não entendeu isto, e não facilita a atualização para todos, seria bom pra seus clientes e para a internet como um todo, já q o navegador é a porta para todos os males.
     
    Por estas e outras, seus concorrentes são melhores. Os navegadores se atualizam constantemente em todos os sistema sem trabalho para o usuário, uma praticidade só. Se a Microsoft fazer o IE10 e poucas pessoas tiverem acesso, não vai adiantar de nada, já que teremos que ficar desenvolvendo sites para IE9, IE8, IE7.

  20. RenatoAguiar disse:

     @renefraga  @chamorropin AINDA BEM, se ela não consegue fazer “bem feito” nem pra ela, quem dera para os outros. rsrs

  21. Luandersonn disse:

     @RenatoAguiar  @meialisson 
    Questão de dinheiro, quer vender mais Windows.

  22. FAMC disse:

    Se a Microsoft bloquear o que for realcionado ao Google é sinal de que está com muito medo. Típico sistema de proteção igual países subdesenvolvidos (Brasil) fez muito tempo no passado, proibindo importação de automóveis para proteger os fabricantes nacionais. Aí qdo se liberou, lá no inicio da década de 90, foi a choradeira a pressão das nacionais pra cima do governo. Acontece que hj tem o imposto de importação ainda, mas tb temos os carro importados. E já pensou se proibem de importar??? A população ia detornar o governo. O mesmo com Microsoft, vamos detonar essa empresa… que ela se concentro no seu Xbox Kinect que está de bom tamanho.

  23. KelvelynCarvalho disse:

    simplesmente se a microsoft fizer isto muitos usuários não migrarão para o novo sistema operacional da microsoft

  24. CPVinny disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só assim mesmo pra alguem usar o IE