google drive1Bastou o Google lançar um novo produto para o surgimento de uma nova onda de sites e blogs que tentam encontrar alguma forma de criticar o serviço ou assustar os usuários com interpretações que estão além desta realidade (muitas vezes impulsionadas pelo marketing de empresas concorrentes).

Desta vez, o problema envolve os Termos de Serviço do Google Drive que dariam interpretações de que o Google seria proprietário do conteúdo de terceiros. O texto questionado pelas publicações seria esse trecho:

“Quando você faz upload ou de algum modo envia conteúdo a nossos Serviços, você concede ao Google (e àqueles com quem trabalhamos) uma licença mundial para usar, hospedar, armazenar, reproduzir, modificar, criar obras derivadas (como aquelas resultantes de traduções, adaptações ou outras alterações que fazemos para que seu conteúdo funcione melhor com nossos Serviços), comunicar, publicar, executar e exibir publicamente e distribuir tal conteúdo. Os direitos que você concede nesta licença são para os fins restritos de operação, promoção e melhoria de nossos Serviços e de desenvolver novos Serviços”

Como diz a empresa, as diretrizes são para fins operacionais. Caso você não tenha compreendido o que isso quer dizer, basta entender que o conteúdo enviado para o Google Drive necessita ser hospedado, armazenado, reproduzido em seu computador ou celular. Há também a concessão de publicação para que você possa visualizá-lo, executá-lo ou ter sua exibição pública, caso você esteja acessando, por exemplo, de uma lan-house.

Quando comparado com os  Termos de Serviço da Microsoft, o Google se mostra extremamente detalhista no modo em como seus produtos vão realmente trabalhar com os dados dos usuários, algo extremamente importante e transparente para um mundo virtual que, cada vez mais, consome informações pessoais.

Nota: Como muitos leitores indicaram nos comentários, há um termo do Google que apresenta uma diretriz direta à propriedade do conteúdo que é enviado para seus serviços, incluindo o Drive:

“Alguns de nossos Serviços permitem que você envie conteúdo. Você mantém a propriedade de quaisquer direitos de propriedade intelectual que você detenha sobre aquele conteúdo. Em resumo, aquilo que pertence a você, permanece com você”.

é um profissional de marketing digital com pós-graduação na ESPM. Criou o blog Google Discovery em 2006, tornando-se um dos principais blogs de tecnologia do Brasil. Acompanha a gigante de Mountain View desde os anos 2000 e ajudou voluntariamente a traduzir a Busca para o país. Além disso, foi colunista no TechTudo, da Globo.com, compartilhando seu conhecimento sobre o Google com um grande público.

107 Comentários

  1. LucasPereiraDaRosa on

    Precisa mostrar com qual o ponto dos termos da MS tu está comparando. =) Precisa mostrar para os leigos no assunto (eu incluso) os motivos dessa comparação. Ou linkar alguém que o faça.

    •  @LucasPereiraDaRosa Eu peguei no Gizmodo
       
      Exceto materiais que licenciamos para você, não reivindicamos a propriedade do conteúdo fornecido por você no serviço. O seu conteúdo permanece seu conteúdo. Também não controlamos, verificamos ou endossamos o conteúdo que você e outros disponibilizam no serviço.
       

      • SergioCavalcante on

         @Luandersonn  @LucasPereiraDaRosa Não é o que o termo diz.parem de tapar o sol com a peneira!

    •  @LucasPereiraDaRosa são várias as publicações, eu postei mesmo pois o Twitter está cheio delas e diretas para os termos de serviço: http://goo.gl/Oxfzf

      • LucasPereiraDaRosa on

         @renefraga Acho que tu fez certíssimo em postar. Se tu viu algo errado, tem que defender. E se tu viu uma desinformação da galera, e tu sabe o certo, tem mais é que educar o pessoal.A única coisa que (pra mim) faltou, foi o objeto da comparação, para situar o leitor da discussão.

        •  @LucasPereiraDaRosa o Luandersonn acima pegou um bom trecho. A Microsoft quase não fala nada mas usa os dados de uma forma similar ao Google. 

      • JesielMoura on

         @renefraga  @LucasPereiraDaRosa só não entendi a parte da comparação, @renefraga acho que está havendo um certo favorecimento a Google por parte de vocês, parte do regulamento é claro, outra parte não, por que não defender os usuários? pois a parte clara precisa ser explicadas pelos CEO do Gdrive.

        •  @JesielMoura  @LucasPereiraDaRosa acho que você está falando da empresa errada. O Google é a empresa que mais defende os usuários e sua privacidade. É a única que oferece um meio de você remover ou fazer backup dos seus dados. Pode comparar, veja se a Microsoft tem algum serviço como o Dashboard ou mesmo o Takeout.

        • LucasPereiraDaRosa on

           @JesielMoura Apesar de achar que não tem o menor problema o blog tomar partido, não vejo “favorecimento” por parte do @renefraga . O objeto central do post é parte de um contrato, e ele interpretou dessa maneira, enquanto outras pessoas interpretaram de outra.Se até juízes e advogados interpretam leis e contratos de diferentes maneiras, é mais do que aceitável que leigos também o façam.Não me parece que ele está “simplesmente” defendendo o Google (as aspas estão aí, porque acredito que ele está, mas acredito que isso não é tudo): O Rene está trazendo a luz, uma outra visão sobre o assunto, e isso é muito válido. Inclusive, abrindo espaço para o debate. 

        •  @renefraga  @JesielMoura  @LucasPereiraDaRosa 
          Ficou claro aqui http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-live/microsoft-service-agreement que a Microsoft não exige direito sobre seus arquivos, diferente do Google, isso não é um problema? é uma pergunta real.

        •  @renefraga  @JesielMoura  @LucasPereiraDaRosa 
          Só ver esta parte é igual ao do Google: 
          Você entende que a Microsoft pode precisar de informações, e você concede à Microsoft o direito de utilizar, modificar, adaptar, reproduzir, distribuir e exibir o conteúdo publicado no serviço exclusivamente na extensão necessária para fornecer o serviço.
           
          Acho que agora está tudo esclarecido.
           

        • LucasPereiraDaRosa on

           @Luandersonn  @renefraga  @JesielMoura Um bom ponto. Isso faz o termo de serviço da MS bem mais claro e completo que o do Google.

        • JesielMoura on

           @LucasPereiraDaRosa  @renefraga isto é certo até porque é GoogleDiscovery o nome do blog, mais no momento em que comenta que as alineas do regulamento da Google estavam claras, em certas partes não pareceram tão claras assim, e estou buscando defender o meu lado de usuario, li estes regulamento e como disse era obvio que ia ter certas complicações relacionados a interpretação de alguns usuarios, estou cobrando o clareza dos fatos que por parte não foi bem explicadas pela Google como @renefraga se referiu em seu post, busco só o esclarecimento como usuário.

        • LucasPereiraDaRosa on

           @JesielMoura  Concordo com a tua idéia de buscar o esclarecimento. O que quis dizer é que não foi puramente favorecimento, e sim uma interpretação do trecho do contrato.

        •  @JesielMoura  @Luandersonn  @LucasPereiraDaRosa Acabei de fazer um comparativo, espero que encerre essa discussão de que a Microsoft é boazinha e que o Google precisa esclarecer o assunto: https://docs.google.com/document/pub?id=1faDlYfGXIt1QkaNbLjXmNPSURbAwLyQFyfhKpu96wyg

  2. JesielMoura on

    Era mais que obvio que tal regulamentação da Google sobre o Gdrive desse tal complicações legíveis assim, a galera tem preguiça de pensar e não entende muito bem como funciona o sistema, é obvio que para eu pode ver um conteúdo que fiz o upload para o Gdrive direto do meu DROID2 eu tenho que conceder certas autorizações a outros app para isso, é interpretação, não ficou muito claro apenas a “exibição publica” pois assim como eu alguns vão achar que qualquer pessoa poderá ter acesso ao meu conteúdo do Gdrive. Precisa ter algumas mudanças nestes regulamentos.

    • KledersonBueno on

       @JesielMoura Não é isso que o termo diz Jesiel, eu sou bem técnico e entendo que ao MUDAR algo vc está MUDANDO, ao distribuir PUBLICAMENTE você esta distribuindo PUBLICAMENTE a interpretação deste texto é extremamente clara, se quer fechar os olhos vá em frente.

      • alex upits on

         @KledersonBueno  tecnicamente falando quando um produto tem um botão de compartilhar publicamente ele faz o que? Se você tem um backup de disco vc não tem uma cópia ?Quando eu uso o serviço do Google para traduzir um arquivo ele não está gerando uma nova versão do mesmo documento ?Tecnicamente como contornar o problema de versionamento de dados e a disponibilidade em um banco de dados sem que ele tenha varias copias?

  3. SergioCavalcante on

    Na boa? não foi isso que entendi não. Está bem claro. Acho melhor a Google mudar logo esse termo porque tá pegando muito mal.

      • SergioCavalcante on

         @renefraga Transparência demais na verdade. Ele foi completamente transparente ao falar que as coisas que vc faz upload não são mais completamente suas.

  4. Posso estar muito errado… Mas conceder _ao Google (e àqueles com quem trabalhamos) uma licença mundial para usar, hospedar, armazenar, *reproduzir, modificar*, criar obras derivadas…_ é muito perigoso sim… Por exemplo: _”Os direitos que você concede nesta licença são para os fins restritos de operação, promoção e melhoria de nossos Serviços e de desenvolver novos Serviços”_ Alguém saberia dizer quais são estas operações? E promoções? Vamos dizer que eu faça uma matéria e a arquive no GDrive. Ele pode modificar esta matéria. Sei que é uma hipótese absurda… Mas pelo que entendi é isso!

    • LucasPereiraDaRosa on

       @jlropin Verdade. O modificar e reproduzir até se encaixa na interpretação do @renefraga , mas o “criar obras derivadas” dá margem a muita coisa.

      •  @LucasPereiraDaRosa  @jlropin  @renefraga É ai que está a polêmica, até onde vai o “criar obras derivadas”, até brinquei no Gizmodo “Se eu publicar no GDrive uma descoberta cientifica, o Google pode ler?”. Tá vago demais

      •  @LucasPereiraDaRosa  @renefraga Estão falando do Sky Drive… Como não uso, nada posso falar… Mas pegando gancho no que disse o Lucas… “Criar obras derivadas”… Onde isso se encaixaria em “…fins restritos de operação…”

        • LucasPereiraDaRosa on

           @renefraga  @jlropin Não é não. O Creative Commons é bem explicativo quanto a isso, esse trecho dos termos, não.Em algum ponto, ele diz quais formatos e finalidades são contempladas por essa concessão?Isso, como alguém disse nos comentários, afeta a questão de direito autoral, e não apenas da modificação e adaptação das obras, para a manipulação dos arquivos.
           
          Até que ponto ele é um “produto colaborativo”? 

        • alex upits on

           @LucasPereiraDaRosa  @renefraga  @jlropin Ok criar obras devivadas não é suficientemente explicativo , pois bem o BigG usa uma forma bem legal de salvar as alterações que nos fazemos nos nossos documentos eles a cada pacote de alterações ele cria um novo arquivo deixando assim um arquivo de reserva para que possamos voltar a versão anterior .Fora isso o Google por causa da sua forma de armazenagem de dados cria varias copias dos nossos arquivo para que um problema em um HD de um servidor não afete o nosso documento .Qualquer coisa estamos aí =D

        • CassioREskelsen on

           @renefraga Não é necessário você conceder esse tipo de autorização para sua ferramenta para que você derive uma obra. Se fosse assim, você teria que conceder uma autorização dessas ao Word também

      •  @Luandersonn  @antoniofonseca não estamos sozinhos, o The Next Web tem a mesma visão que a nossa. :)  http://thenextweb.com/google/2012/04/24/no-google-does-not-own-everything-that-you-upload-to-drive/

  5. KledersonBueno on

    Discordo.. “usar, hospedar, armazenar, reproduzir, modificar, criar obras derivadas (como aquelas resultantes de traduções, adaptações ou outras alterações que fazemos para que seu conteúdo funcione melhor com nossos Serviços), comunicar, publicar, executar e exibir publicamente e distribuir tal conteúdo” sério? então de tudo isso vc entende que ele só quer/pode hospedar? Você está literalmente assinando em baixo dizendo que ele pode fazer o que quiser com seu conteudo como: usar, modificar, distribuir, etc… é MUITO claro

    • alex upits on

       @KledersonBueno Então o Google pode usar os seus dados para prover pesquisa ok, reproduzir isso é quando vc pedir para tocar uma musica ele vai tocar ou seja reproduzir , criar obras derivadas um exemplo claro é a forma que o Google cria varias versões do mesmo arquivo ,publicar que eu saiba é isso que o Google faz quando eu mando uma planilha para os meus contatos ou libero isso na internet .Resumindo ali está implicito tudo o que as ferramentas do Google fazem e que  adoramos tanto.
      Sim está muito claro qual foi a parte que o senhor não entendeu?

  6. Matheus Lustosa on

    Tudo bem que aqui no blog o pessoal defende a Google além de tudo, mas que isso? Eu, sinceramente, acho que os termos da Google estão claros e não adiantam tentar ver  nas entrelinhas, a Google simplesmente falou, em português claro:
     
    “(…) você concede AO GOOGLE (e àqueles com quem trabalhamos) uma licença mundial para usar, hospedar, armazenar, REPRODUZIR, MODIFICAR, CRIAR OBRAS DERIVADAS (como aquelas resultantes de traduções, adaptações ou outras alterações que fazemos para que seu conteúdo funcione melhor com nossos Serviços), comunicar, PUBLICAR, executar e EXIBIR PUBLICAMENTE e DISTRIBUIR tal conteúdo (…)”.
     
    Cara, tem como ser mais claro? Olha os termos dos concorrentes do drive, que basicamente provém o mesmo serviço:
     
    DropBox:
    “By using our Services you provide us with information, files, and folders that you submit to Dropbox (together, “your stuff”). You retain full ownership to your stuff. We don’t claim any ownership to any of it. These Terms do not grant us any rights to your stuff or intellectual property except for the limited rights that are needed to run the Services, as explained below.”.
     
    SkyDrive:
    “Except for material that we license to you, we don’t claim ownership of the content you provide on the service. Your content remains your content. We also don’t control, verify, or endorse the content that you and others make available on the service.”.
     
    Pessoal! Vamos parar de fechar os olhos para o que está claro. Acho que a Google ainda vai se pronunciar sobre esse assunto, enquanto não mudar esse termo eu continuo com o DropBox e o SkyDrive.

    •  @Matheus Lustosa Como havia falado antes.. Não uso esses produtos… Mas é uma diferença enorme… Isso para não dizer assustadora entre skydrive e DropBox para o Google Drive no que diz a respeito aos direitos. Eles foram claros.. Muito claros sim… Em um português bem fácil de se entender…

    •  @Matheus Lustosa Além do GD, outros sites também rebateram o mesmo assunto: http://thenextweb.com/google/2012/04/24/no-google-does-not-own-everything-that-you-upload-to-drive/

      • CassioREskelsen on

         @renefraga O fato de você e outros rebateram não garante que vocês estejam certos. É só comparar os TOS do GDrive, do Dropbox e do SkyDrive. O do GDrive É sim draconiano. 

        • alex upits on

           @CassioREskelsen  Assim como o fato do senhor achar que é dragoniano não quer dizer que ele seja realmente .É só comparar e ver que o GDrive é o unico em que os dados apartir do momento que você decidir parar de usar o serviço vai realmente parar de ser seu.
          Mas acho interessante as pessoas não gostarem de uma nova versão do seu documento seja criada pelo GDrive mas que quando tentarem pesquisar por uma frase em varios pdfs ache isso incrivel , realmente não sei se vcs acreditão que tudo isso é magica para ficar nesse mimimi de privacidade .Eu me sinto mais confortavel com as minhas informações estarem no GDrive do que no meu pendrive que tem toda a segurança do mundo como  vocês dizem 

        • CassioREskelsen on

           @alex upits Draconiano é sinonimo de “rigoroso” e quanto a isso não existem dúvidas. 
           
          Claro que eu sei que não é mágica, e também não estou com mimimi de privacidade, não sou nenhum noiado com isso.
           
          Mas existe uma diferença ENORME entre não me preocupar com a privacidade e conceder uma licença ampla e irrestrita sobre o que posto lá.
           
          Eu justamente não me preocupo com privacidade porque sei que existe um amplo sortimento de TOS, normas, leis, etc que me protegem, mas a partir do momento em que abro mão disso eu tenho que me preocupar MUITO com o que eu posto lá.

        • alexandrecosta on

          @CassioREskelsen @alex upits MInha maior preocupação é com direito autoral, mesmo, e não com privacidade. Informações sensíveis, como registros de pacientes, por exemplo (sou psicólogo) não podem ficar de posse de uma empresa como o Google.
          Se o Evernote, onde costumo fazer isso, fará o que o Google diz que faz, mas não DECLARA isso, posso sempre processar a companhia por descumprimento das próprias normas, caso o conteúdo seja utilizado inadequadamente. Se assino uma EULA concordando, essa possibilidade se desvanece.

  7. alexandrecosta on

    Hã? Li direito e caí pra trás. Porque vcs estão tentando tapar o sol com a peneira? Depois acontece de chamarem usuário Apple de ovelha… Por favor! Modificar? Criar obras derivadas? operacional? Clareza? Ao que parece, essa clareza também cega. :-)

    •  @alexandrecosta Tentando tampar? O Google foi transparente em colocar esses detalhes no termo!! O grande problema é quando não coloca e você nem sabe que essa concessão existe.

      • alexandrecosta on

        @renefraga Não era mais fácil citar “Você mantém a propriedade de quaisquer direitos de propriedade intelectual que você detenha sobre aquele conteúdo. Em resumo, aquilo que pertence a você, permanece com você.”

      • alexandrecosta on

        @renefraga Esta citação que vocês fazem é um recorte extremamente desfavorável.

        •  @alexandrecosta  @renefraga mas a intenção era mostrar o trecho crítico que o pessoal tem citado por aí. Infelizmente. Obrigado por ajudar a tentar esclarecer esse assunto. 

        • alexandrecosta on

          @renefraga Eu mesmo tomei um susto, e só acalmei depois que um cara no google+ chamou atenção para este detalhe ;-)

        • KledersonBueno on

           @alexandrecosta  @renefraga O problema na real não é a propriedade mas sim o direito de fazer o que quiser com o conteúdo bem como “modificar, distribuir, criar obras derivadas” ou seja… oq é seu é seu… mas se a gente quiser usar pra fazer algo mais legal pra gente a gente vai pegar “sua” coisa/ideia/projeto/codigo/livro/foto …

        • alexandrecosta on

          @KledersonBueno @renefraga Por este motivo é que continuo com o dropbox, até essa coisa se desenrolar mais. :-)

        • alex upits on

           @KledersonBueno  @alexandrecosta  @renefraga Mas como o Google não vai fazer copia e garantir que os dados estejam disponiveis em todos os seus aparelhos?Como que ele vai garantir que seu dado não vai ser perdido em um servidor que queimou ? Como que ele não vai criar uma obra derivada se vc excluir um paragrafo errado e depois vc vai querer voltar esse arquivo?
          Pessoal vcs estão lendo e não estão vendo que é isso que o serviço faz e sempre fez não tem outra forma se não essa . Todos se sentem confortaveis de verem seus arquivos em varios locais automaticamente mas esquecem que se fossem fazer isso não mão ião ter que copiar e colar ,é isso que o serviço faz não é magica , desculpa se não tem magica é pregramação quem inventar uma outra forma lançe um serviço q com certeza vai ficar rico

        • alex upits on

           @alexandrecosta  @KledersonBueno  @renefraga Ok e o DropBox não faz copia dos seus arquivos ?Como que ele aparece em todas as maquinas . 

        • KledersonBueno on

           @alex upits  @alexandrecosta  @renefraga volto a dizer… leia de novo, sim essa é UMA das possíveis aplicações do parágrafo, agora me desculpe mas uma OUTRA interpretação/aplicação é o fato de que o Google PODE manipular seus arquivos, extrair informação, distribuir em outro formato isso para terceiros (publicamente) e por ai vai… não é diferente do Gmail certo? O ponto é isso PRECISA ficar claro pois 90% das pessoas não sabem que isso é possível, que os dados de segredo de negocio da sua empresa que vc trafega no gmail/gdrive são passíveis de análise e coleta de informação para uso X… e por ai vai

        • alexandrecosta on

          @alex upits @KledersonBueno @renefraga Há uma diferença marcante nos termos de uso do Dropbox, como já foi postado nos comentários por vários leitores.

        • alex upits on

           @KledersonBueno  mas isso não é isso que está especificado aí ?Você que que eles coloquem as regras de negócio e as classes que iram usar os seus dados ?Desculpa mas a politica de segurança do Google é uma das mais claras que eu conheço está tudo ali de forma clara .

        • alex upits on

           @alexandrecosta  @alex  @KledersonBueno  @renefraga Não sabia que agora o DropBox faz versionamento de alterações nos meus arquivos e tambem tem um player para tocar os meus videos na Web , o visualizados de planilhas dele ficou legal?
          Pessoal comparar os termos de um serviço como o DropBox é uma coisa meio infantil o serviço não tem nem 1/5 dos usuarios do Gmail e vcs vão querem comparar a por favor não tem um parametro de comparação os serviços do Google são praticamente independentes de qualquer outra coisa o DropBox não. 

        • CassioREskelsen on

           @alex upits  @alexandrecosta  @alex  @KledersonBueno  @renefraga O DropBox faz versionamento de arquivos faz muito tempo já.

        • renatosiqueira on

           @alexandrecosta  @KledersonBueno  @renefraga Perguntinha básica: Como o Dropbox replica seus dados em vários dispositivos? Isso se chama “cópia”! E se ele faz isso, significa, implicitamente, que pode fazer para qualquer outro lugar, servidor ou infraestrutura… Dessa forma, eles PODEM SIM, usar seus dados. Ademais, assim como no Dropbox, os dados sincronizados no GoogleDrive ficam locais, portanto, não vejo o que temer.

        • FabianeCurti on

           @renatosiqueira locais? Não.. entra no site u=deles que vc verá todos os arquivos lá tb… (nos dois casos)

  8. Gente, é o seguinte, privacidade e Google não combinam. Porque? Porque o Google é uma empresa que vive de publicidade, ela precisar saber tudo sobre você para lhe entregar publicidade mais variado possível, não estou condenando, apenas falando a verdade.

    • alex upits on

       @Luandersonn Mas é justamente aí que nos enganamos hehehe.Sabe que o Google usa scripts para ler os nossos dados mas eles ficam somente com o Google  e ele se compromete a não vender esses dados á ninguem .Diferente de algumas redes sociais que vendem o nossos dados , redes de compras , grandes portais de noticias e outras empresas que vc nem sabe mas que vendem os seus dados .
      Diferente de todas as outras o BigG está deixando isso claro os dados estão com eles e ninguem mais e ponto tudo ali em cima da mesa e em menos de uma pagina .Já tentou ler a politica do Facebook?

      •  @alex upits  Exato, mas estão com o Google, eu confio no Google até certo ponto.
         
        E duvido que o Facebook venda nossos dados, é a maior rede social do mundo e não precisa ficar vendendo dados de ninguém para ganhar dinheiro.

        • alex upits on

           @Luandersonn é ele não precisa ? E como ele paga as contas de servidor?Bom está aqui para você ler e ver e tentar entender . Bom o resumo é o seguinte apartir do momento que vc está usando o Facebook ele pode fazer tanto quanto o Google com os seus dados 
          https://www.facebook.com/about/privacy/

        •  @alex upits Ele paga do mesmo jeito que o Google, Publicidade, senão, eu não teria motivo nenhum para acreditar que o Google NÃO vende nossos dados, assim como o Facebook.

        • alex upits on

           @Luandersonn a diferença é que o Google não vende os dados digamos que o Facebook não faça isso , o Groupon ,Peixe Urbano e outros sites de compra valem uma furtuna justamente por causa de seus dados sabia ?Mas leia lá o termo do Facebook .

        • renatosiqueira on

           @Luandersonn Sério? Gente, eu achei que esse grau de ingenuidade não existia mais no mundo! Acho que ainda temos uma esperança! :)

      • KledersonBueno on

         @alex upits  @Luandersonn Então, mas você concorda que o estilo Maluf de ser não cai bem em nenhuma ocasião? Não é pq ele expôs que pode fazer ( nao significa que vai claro mas que pode ) que ele é bom … continua sendo uma coisa ruim, “rouba mas faz” é postura conformista e inadequada

        • KledersonBueno on

           @alex upits  @Luandersonn sendo um pouco mais claro e completando o comentario anterior no caso do google é “Faz mas avisa que faz” … isso tb não ajuda

        • alex upits on

           @KledersonBueno  @Luandersonn Não vejo conformismo nesse caso do Google não …ele não está roubando nada na verdade ele é o unico que tem uma forma de eu remover os meus dados do seu servidor .
          Meninos é mais ou menos assim se vc me fala que gosta do filme do Batman e pede segredo isso impede de eu ver um anuncio do DVD em promoção e te mostrar para comprar isso quebrou a nossa confiança de que forma?

        • alex upits on

           @Luandersonn Ninguem no mundo pode de dar uma coisa chamada conhecimento , vá lá e leia .

        • ssj4maiko on

           @Luandersonn definitivamente, o Facebook não tem um facebook.com/datashopping . Porém, em quesitos de segurança, o Facebook é bastante aberto (com suas APIs) o que permite que desenvolvedores possam criar apps permissões normalmente não necessárias e que não serão lidas pelo usuário.
           
          Já tivemos vários casos de empresas pegando contatos de celulares sem o dono saber, por exemplo, o próprio iOS grava pontos do GPS, permitindo que você refaça toda a rota de uma pessoa, sem ela saber. O Google tem um serviço parecido, o Latitude com a mesma funcionalidade, mas esse precisa de permissão.
           
          Outra coisa é que o Facebook tem um banco gigantesco de usuários e muitas de suas intimidades, se eles não vendem isso, basta o governo americano vir com uma liminar que os dados serão entregues com chá e biscoitos pra acompanhar.
           
          O Google tem bem mais estrutura, experiência e defesa, e atua em muitos mercados. O nível de anti-trust nela existe, mas não é comparável ao da Microsoft e Apple, por exemplo, e o legal, é que eles investem pra isso.

  9. apocalypse on

    @taq @googlediscovery ‘criar obras derivadas’ pra mim é bem ‘preocupante’; e a comparação com a MS parece ser só uma cortina de fumaça

  10. thiagones80 on

    @_LucasHerrera a clausula ainda é abstrata. E a maneira como ele se defende é pior ainda. Criticar o google agora é crime?

    • _LucasHerrera on

      @thiagones80 lógico que não, somente passei pra falar que não é bem assim, eu não porque todo esse alarde, esses termos são gerais pra

    • _LucasHerrera on

      @thiagones80 muitos serviços, foram feitos por advogados, o google tem mais o que fazer do que bisbilhotar nossas coisas, não tenho medo.

    • _LucasHerrera on

      @thiagones80 fora que se alguma coisa do tipo fosse descoberta ia ser uma marketing extremamente negativo pra empresa

      • thiagones80 on

        @_LucasHerrera sim cara, mas mesmo assim, termos abstratos demais geram muita margem. Em escala menor, claro, já vi termo abstrato dar merda

  11. thiagones80 on

    Desculpe mas discordo completamente. 
     
     A clausula é abstrata, não explica exatamente o que é operação, promoção e melhoria do serviço. Sua interpretação de operação é diferente da minha. E além disso inclui parceiros do google nessa licença mundial. Era muito mais simples deixar claro a quem pertence o conteúdo.
     
    Também é agressivo de sua parte simplesmente questionar os blog´s que notaram essa situação. Quer dizer que qualquer CRITICA ao google é automaticamente considerado marketing de concorrência?
     
    Não é só aqui que existe o questionamento a nova politica de privacidade do google. É claro que alguns governos estão preocupados com isso. Ou esse tipo de noticia também é “baseada em marketing da concorrência”?

    • alex upits on

       @thiagones80 Assim como á algum tempo existem os questionamentos em relação á privacidade do Facebook deve sim haver esse questionamento mas não acho que seja o governo quem gerencie isso para mim .Ok as clausulas são abstratas e não definem o que e nem como eles vão fazer os compartilhamentos mas se fossemos colocar tudo no papel estaria muito mais complicado e até envolveria regras de negócio da empresa , o meu entendimento parte do principio tecnico do funcionamento da sincronização de dados e gerenciamento de versões de documentos além de backs que o serviço seja obrigado a fazer e creio que tudo isso iria complicar ainda mais a questão será que as pessoas entendem que quando ela sobe um arquivo esse se multiplica em varias copias dentro de um banco de dados ?
      Não estou aqui para puxar nem para um lado nem para o outro e acho que o Renê tambem não já vi muito post dele criticando o Google de uma forma ou outra mas ele sempre foi bastante parcial coisa que outras pessoas e aí coloco as pessoas e não os meios de comunicação não tem a preocupação de ter esse comprometimento de mostrar os 2 lados da moeda a pergunta que eu me fiz foi por que agora por que o produto mudou de nome e começou a concorrer com outros produtos de outras empresas ele sofreu criticas tão negativas ?
      Na verdade nada mudou e isso faz tempo que existe mas por que agora e somente agora isso incomodou tanto assim?

    • Wilson Faustino on

       @thiagones80 Concordo! Se fazem questão de mostrar transparência, acredito que o Google consegue ser mais claro em seu ‘Termo de Serviço’. Se não, sugiro: ‘Cláusula Única: TODO E QUALQUER CONTEÚDO ARMAZENADO É DE TOTAL RESPONSABILIDADE E PERTENCENTE APENAS AO USUÁRIO, NÃO CABENDO AO GOOGLE A UTILIZAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DO MESMO.”

  12. JorgeLuisRodrigues on

    Post do Renê em 2007
     
    Descubra quanto espaço você terá no Gmail em 2012
    Por Renê Fraga
     
    Seu espaço de armazenamento no Gmail continuará a crescer nos próximos anos. Google atualizou o código responsável pelo contador de armazenamento e veja abaixo o que espera por você no futuro:
     
    2835 MB em Abril de 2007
    2980 MB em Abril de 2008
    3125 MB em Abril de 2009
    3270 MB em Abril de 2010
    3415 MB em Abril de 2011
    3560 MB em Abril de 2012
     
    Como você pode ver, a capacidade de armazenamento do Gmail irá crescer 145 MB por ano (o que significa 0.4 MB por dia). Isso se o Google não alterar o código novamente.
     
    Fonte: Google Operating System
     

  13. FabianeCurti on

    Da mesma forma que falaram antes… acessem: https://www.google.com/intl/pt/policies/terms/#toc-contentaqui tem o texto completo, incluindo a primeira frase, que anda sendo cortada na maioria dos blogs…”O seu Conteúdo nos nossos Serviços 
    Alguns dos nossos serviços permitem ao utilizador o envio de conteúdo. O utilizador mantém a propriedade de todos os direitos de propriedade intelectual que detenha sobre o referido conteúdo. Em suma, o que lhe pertence continuará a pertencer-lhe. 
    Quando carrega ou, de alguma forma, envia conteúdo para os nossos Serviços, está a conceder à Google (e àqueles com quem …”
     

    • CassioREskelsen on

       @FabianeCurti Ninguém está dizendo que a Google está assumindo a Propriedade Intelectual dos seus arquivos e sim que a Google está exigindo uma licença de uso dos arquivos. Propriedade Intelectual/Autoral, Propriedade Patrimonial e Licença de Uso são 3 coisas bem diferentes.

      •  @CassioREskelsen  @FabianeCurti se você não concede uma licença de uso, você enviaria seu conteúdo para o serviço e não poderia fazer nada com ele já que a empresa não está autorizada a trabalhar com seus dados.

        • CassioREskelsen on

           @renefraga  @FabianeCurti Não, Renê, não é necessário conceder uma licença de uso para isso(principalmente ampla assim), da mesma forma que não preciso conceder uma licença de uso para um Minilab poder “revelar” uma fotografia que eu tiro.

    •  @JesielMoura eles não deram a opinião pois fizeram apenas uma tradução do que o pessoal andou publicando. Não há qualquer visão crítica além de fazer hype para angariar visualizações e links. Abs

  14. rafaelcdev on

    Me desculpa, mas os TOS da Microsoft são bem claros… Os do Google também, deixando claro que quando upamos algo, DAMOS LICENÇA para eles fazerem TUDO O QUE QUISEREM! Nesse ponto, NÃO há discussão. Mancada do Google… -1

    •  @rafaelcdev então você prefere enviar seus dados e não poder fazer nada com eles? Sem a licença, eles não poderiam ser reproduzidos em seu computador e smartphone, você mesmo não poderia vê-los! Se mesmo assim você não concorda, pense que você está aceitando a licença de uso para que possamos mostrar, neste blog, seu avatar. ;) 

  15. everton2040 on

    O serviço do DropBox é muito mais claro quanto a isso:
     
    ” “Você detém total propriedade de suas coisas. Nós não reclamamos qualquer propriedade de nada disso. Esses Termos não nos dão nenhum direito de suas coisas ou propriedade intelectual, com exceção dos direitos limitados que se fazem necessários para oferecer os Serviços”.” (tradução feita por terceiros, não oficial)
     
    Que tal?Se a idéia era essa, bastava o Google colocar algo parecido com isso.
     
    Na dúvida, usemos o DropBox.

    •  @everton2040 Acho que é melhor você reler os termos pois há uma permissão que se estende a empresas terceiras como a Amazon (que hospeda os dados do Dropbox). 

      • CassioREskelsen on

        @renefraga @everton2040 Permissão != licença de uso. De qualquer forma, uma licença especifica para o Armazenamento na Amazon é justificável, ao contrario de um cessão de licença de uso ampla como a do G Drive

Deixe seu comentário:Cancelar resposta

Descubra mais sobre Google Discovery

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile