O Mundo Google
Decisão Perfeita
Como tudo surgiu?
Conheça a evolução dos buscadores de web.
Evolução Histórica
 
Home Fã-Clube
 
Objetividade
Conheça outro motivo do sucesso absoluto.
Jeitinho Google
 
Nunca Fui Achado
Sua página nunca foi encontrada pelo Google?
Ajuda Google
 
Contato
Entre em contato com nosso fã-clube!
micaroni@gmail.com
 
powered by Google
Por que o Google?
Google
A escolha do Google é basicamente por dois motivos:
  1. A maneira de classificar as páginas (PageRank™);
  2. A simplicidade e objetividade (Jeitinho Google).
Parte das informações seguintes foram retiradas da página Por que usar o Google? da própria Google.

Estrutura
Para que a busca seja feita o mais rápido possível, o Google mantém milhares de computadores pessoais (PC's) funcionando 24h por dia em rede com um software eficiente que controla e distribui o processamento e armazenamento através das máquinas.

Classificação
Além de manter mais de três bilhões de páginas e manter uma busca relativamente rápida, o principal sucesso do Google é a maneira que ele classifica as páginas. Imagine como deve ser difícil estabelecer um critério para colocar três bilhões de páginas em ordem; a verdade é que o Google utiliza uma fórmula que leva em conta muitas variáveis, porém seu principal critério é o PageRank™.

PageRank™
O Google mantém uma lista de três bilhões de páginas em ordem de importância, i. e., cada página tem sua importância na internet como um todo; esse Banco de Páginas mantém a página da mais importante do mundo até a menos importante.
PageRank Essa importância se dá pelo número de votos que uma página recebe. Um voto é um link em qualquer lugar da internet para aquela página. Votos de páginas mais importantes valem mais do que votos de páginas menos importantes.

Na figura, a esfera maior representa a página mais importante da internet. Provavelmente um portal ou marca bastante conhecida.

Esse critério de ordenação das páginas é o mais honesto e democrático possível, sendo praticamente impossível manipular a ordem dessa lista gigantesca; lembre-se que três bilhões de páginas são levadas em conta. A qualidade das páginas mais importantes são naturalmente garantidas, classificadas e eleitas pela própria internet. Além de todas as páginas terem a mesma condição de subir nessa lista, conquistando votos pela internet a fora.

Uma boa unidade de medida para definir o PageRank™ de uma página pode ser a porcentagem (%) de páginas que ela é mais importante. Por exemplo, se uma página tem PageRank™ de 33% significa que ela é mais importante que um terço de toda a internet. Se o seu PageRank™ é 99% significa que ela é superior a quase todas as páginas da internet.

Metalinguagem: estamos falando de PageRank™. E o nosso, qual é?

Imagem da Página (Cache)
Outro recurso bastante interessante do Google é o de armazenar as páginas que ele classifica em um Banco de Páginas (cache). Assim, é possível visualizar qualquer página listada no ranking mesmo que ela esteja fora do ar ou não exista mais. É claro que essas páginas provavelmente estarão desatualizadas e se alguma não existir mais, será extinta na próxima vez que o Googlebot passar por ela.

Clique aqui para visualizar o cache desta página. Essa questão do cache também é discutida em Ciência da Gugologia: O Google é uma Espécie de Big Brother?.

Googlebot
GooglebotPode ser entendido como um "robô" que varre a internet toda, partindo de algum lugar previamente conhecido (saiba como cadastrar link no Google) e navegando por todos os links dela, tomando o cuidado para não passar em lugar repetido, excluindo os links quebrados e armazenando as páginas para o cálculo do PageRank™.

Seu ciclo dura entre duas semanas e dois meses, dependendo do PageRank™ da página.
 

Clique aqui para ver uma animação (GIF) do Googlebot funcionando.

Restringindo
O caos de informações da internet foi resolvido pelo PageRank™. Porém, outras considerações importantes são levadas em conta durante uma busca para que o internauta não fique frustrado em visitar páginas que não são seu objetivo final. Essas considerações são, por exemplo, a ocorrência de todos os termos procurados e a proximidade entre eles. Veja em dicas para uma boa pesquisa em Poderes ao Seu Alcance.

A combinação do PageRank™ com esses critérios fazem com que a ordem das páginas listadas correspondam exatamente à ordem que você gostaria de visitar.

Busca Direta
Devido à "seleção natural" da ordem das páginas, a Busca Direta (no termo original I'm Feeling Lucky™ ou Tiro e Queda™ na versão Português de Portugal) pode ser um recurso muito útil para nomes conhecidos, pois o Google redireciona o internauta para o resultado mais provável.

Por exemplo, se você quer ir direto para a página da Coca-Cola, você digita "Coca-Cola" e aperta Busca Direta. Tente também Ultraje a Rigor, Último Segundo, iG, Yahoo, Cadê?, Dicionário Português, Governo do Brasil e Equipobrema.

Esse recurso pode ser usado no seu dia-a-dia sem maiores complicações através da Barra Google.


Soorria!Conheça também o Jeitinho Google ou volte para a página inicial.

©2002-2003 Fã-Clube O Mundo Google
Se nesta página houver informação inexata, por favor contacte-nos!