Na última sexta-feira, uma situação inusitada ocorreu na OpenAI, quando seu CEO, Sam Altman, foi demitido de forma repentina durante uma reunião realizada pelo Google Meet.
A notícia chocou tanto os colaboradores internos quanto as pessoas externas à empresa. Poucos minutos depois, o presidente Greg Brockman também foi dispensado, conforme detalhes revelados pela imprensa americana.
Um fato curioso é que Altman e Brockman foram informados sobre suas demissões por meio de uma plataforma de comunicação concorrente, o Google Meet.
Essa escolha gerou especulações sobre uma possível afronta à Microsoft, principal investidora da OpenAI e também desenvolvedora de suas próprias ferramentas de comunicação no ambiente de trabalho.
Alguns profissionais de tecnologia recorreram às redes sociais para fazer piadas sobre o episódio.
“Espera aí, sério? Demitiram o Sam Altman pelo Google Meet? Isso é um absurdo. Pelo menos poderiam ter realizado a reunião pelo Microsoft Teams”, escreveu um trabalhador do setor em uma postagem na plataforma X. V
Outras pessoas também brincaram na plataforma X, afirmando que “Altman sendo demitido pelo Google Meet diz tudo o que você precisa saber sobre o Microsoft Teams”.
Um gerente de conteúdo criativo chamado Rishikesh Taksale compartilhou, na plataforma X, um meme na qual os funcionários do Google comemoravam ao ouvir a ligação.
A Microsoft é a principal investidora da OpenAI, tendo injetado cerca de 13 bilhões de dólares na empresa de inteligência artificial.
Somente neste ano, a Microsoft destinou 10 bilhões de dólares à OpenAI em um acordo que direciona uma parte dos lucros da OpenAI para a Microsoft.
Além disso, o chatbot do mecanismo de busca Bing, da Microsoft, é alimentado pelo GPT-4 da OpenAI.