Usuários do navegador Mozilla Firefox têm notado um carregamento mais lento no YouTube. Parece que essa lentidão não é um mero acaso, mas uma escolha intencional por parte do Google.
Um vídeo postado pelo usuário do Reddit u/vk6_ mostra claramente o YouTube demorando significativamente mais para carregar no Firefox.
Durante alguns segundos, a página fica em branco, com apenas elementos de fundo visíveis, sem conteúdo algum. Após esse curto período, a página finalmente carrega completamente.
Essa não parece ser uma questão de conexão, pois o vídeo demonstra que essa lentidão é uma decisão deliberada do Google.
Ao alterar o agente de usuário do Firefox para simular o Chrome, o YouTube carrega normalmente, sem qualquer tempo de espera e de forma consideravelmente mais rápida.
Alguns usuários encontraram um trecho de código no YouTube.com que inclui uma função de “timeout” no script, forçando os usuários a esperarem cinco segundos antes que a página seja carregada.
Embora o código não aponte especificamente para o Firefox, alguns usuários descobriram que filtrar esse código parece resolver o problema de carregamento.
É importante mencionar que também foram feitos testes simulando o Chrome como se fosse o Firefox, e nesses casos o carregamento não sofreu nenhum atraso.
No entanto, ainda não está claro o motivo por trás dessa decisão do Google. Outra explicação possível é que se trata de um bug técnico, mas é difícil afirmar com certeza.
O Firefox utiliza o mecanismo de navegador Gecko, em vez do mais amplamente usado Blink no Chrome, Edge e outros navegadores, ou do WebKit, usado pelo Safari.