Durante a conferência I/O 2023, o Google anunciou a disponibilidade do NotebookLM, anteriormente conhecido como “Projeto Tailwind”.
Essa ferramenta consiste em um caderno impulsionado por inteligência artificial, que permite aos usuários fazer perguntas sobre as informações que fornecem.
Com o NotebookLM, os usuários podem fazer upload de suas anotações, artigos e outros textos diretamente do Google Drive, incluindo documentos do Google e arquivos em PDF.
O programa inicial de acesso antecipado limitava o número de fontes a 10, com um máximo de 50.000 palavras por fonte, mas desde então, essas restrições foram ampliadas.
Segundo o Google, o NotebookLM tem a capacidade de explicar, organizar, lembrar e improvisar com base nas informações fornecidas.
Ele utiliza recursos de inteligência artificial para identificar os principais temas e sugere perguntas relevantes para a compreensão das fontes, tudo isso com base no histórico de conversas.
Atualmente, diversas contas que se inscreveram na lista de espera no início do ano estão obtendo acesso ao NotebookLM, o que indica que o Google está pronto para iniciar testes mais amplos.
Os interessados em participar dessa experiência podem se inscrever por meio do Google Labs.
Essa nova ferramenta promete melhorar a produtividade dos usuários, oferecendo um assistente de anotações avançado alimentado por IA.