O Google Chrome está se preparando para substituir completamente a versão anterior de sua extensão, o Manifest V2, pelo novo Manifest V3 no próximo ano.
A empresa anunciou que descontinuará o Manifest V2 em junho de 2024, desativando remotamente as extensões que ainda dependem dele e impedindo a instalação através da Chrome Web Store.
Embora o Manifest V3 tenha enfrentado críticas de desenvolvedores de bloqueadores de anúncios, que consideram a nova especificação muito restritiva, o Google fez algumas melhorias para atenuar essas preocupações.
Em um post em seu blog, o Google explicou que aprimorou o Manifest V3 de várias maneiras para abordar os problemas apontados pelos desenvolvedores.
A empresa mencionou o suporte aprimorado para filtragem de conteúdo, com limites mais flexíveis, permitindo listas e conjuntos de regras maiores.
Além disso, foram feitas melhorias para as extensões que dependem de reprodução em segundo plano, proporcionando um controle mais preciso sobre a vida útil dos serviços e introduzindo uma nova API de Scripts do Usuário.
Após suspender a transição para o Manifest V3 em dezembro passado devido à forte reação dos desenvolvedores, o Google agora parece confiante de que fez os ajustes corretos.
A empresa planeja eliminar gradualmente a especificação anterior, o Manifest V2, a partir de junho de 2024, com a versão Chrome 127 e posteriores.
No entanto, alguns usuários poderão manter suas extensões por um pouco mais de tempo, pois a transição será implementada de forma gradual.
O Google está incentivando os desenvolvedores a adotarem o Manifest V3 o mais rápido possível e observou um aumento significativo no suporte à nova especificação entre a comunidade de desenvolvedores de extensões.
A empresa destacou a colaboração com a AdGuard em seu post no blog, mencionando que trabalharam juntos para aprimorar o Manifest V3, tornando-o mais adequado para bloqueadores de rastreadores e anúncios.
Embora algumas iniciativas ainda não estejam totalmente satisfeitas com o Manifest V3, o Google está comprometido em evoluir a API para atender às necessidades dos anunciantes e rastreadores, garantindo ao mesmo tempo a proteção dos usuários.