Durante sua palestra principal no brightonSEO, Danny Sullivan, o Representante de Buscas do Google, afirmou na sexta-feira que o Google Search utiliza sinais de interação do usuário para aprimorar os resultados de busca.
No entanto, ele se recusou a fornecer detalhes específicos sobre como essas interações são utilizadas.
Após pedir esclarecimentos a Sullivan, ele respondeu em X que “é claro que utilizamos sinais de interação do usuário, e isso está descrito no site ‘Como a Pesquisa Funciona‘”,
Em seu comunicado, Sullivan mencionou: “Além de analisar palavras-chave, nossos sistemas também avaliam se o conteúdo é relevante para a consulta de outras maneiras. Também utilizamos dados de interações agregados e anonimizados para avaliar a relevância dos resultados de busca. Transformamos esses dados em sinais que auxiliam nossos sistemas de aprendizado de máquina a estimar melhor a relevância.”
No entanto, Sullivan enfatizou que não entraria em detalhes específicos sobre como esses sinais são utilizados, pois isso poderia desviar o foco das metas amplas estabelecidas.
Ele mencionou que pretende fornecer mais informações sobre o assunto, destacando a importância de ajudar as pessoas a não se perderem em detalhes específicos, mas sim compreenderem as orientações gerais.
Embora alguns detalhes sobre as “interações do usuário” tenham vazado nos documentos do Departamento de Justiça, ainda é difícil determinar o significado exato e como esses sinais são utilizados pelo Google.