O YouTube anunciou novas regras que obrigam os criadores a divulgarem o uso de inteligência artificial (IA) em seus vídeos.
A plataforma deixará claro se o conteúdo foi gerado por IA e aqueles que não cumprirem essa exigência correm o risco de suspensão ou remoção de seus vídeos. Essa medida visa garantir transparência e proteção para a comunidade do YouTube.
A partir de agora, os criadores deverão indicar se usaram IA para criar vídeos com aparência realista ou que representem eventos que nunca ocorreram.
Isso é particularmente importante quando o conteúdo aborda tópicos sensíveis, como eleições, conflitos em andamento ou crises de saúde pública.
Os espectadores também serão informados sobre vídeos alterados por meio de rótulos visíveis no player do YouTube.
Além disso, a plataforma utilizará a IA para detectar rapidamente formas abusivas de conteúdo, com o objetivo de proteger sua comunidade de conteúdo enganoso ou manipulado.
Aqueles que não cumprirem a obrigação de divulgar o uso de IA em seus vídeos podem enfrentar penalidades, como a suspensão temporária ou permanente de suas contas ou a remoção de seu conteúdo da plataforma.