O Google e o WhatsApp anunciaram uma mudança significativa que afetará os usuários do WhatsApp no Android.
A partir de dezembro de 2023, os backups de bate-papo e mídia do WhatsApp começarão a ocupar espaço de armazenamento na nuvem das contas do Google.
Essa alteração representa uma reversão em relação a 2018, quando os backups do WhatsApp no Android deixaram de ocupar espaço no Google Drive.
A implementação dessa mudança ocorrerá gradualmente, começando com os usuários beta do WhatsApp e se estendendo a todos os usuários ao longo do primeiro semestre de 2024.
Os usuários serão alertados sobre essa mudança por meio de um banner nas configurações de backup de conversas do WhatsApp, que será exibido com 30 dias de antecedência.
Caso o limite de armazenamento seja atingido, será necessário liberar espaço removendo itens desnecessários para retomar os backups.
Além disso, uma alternativa é adquirir mais espaço de armazenamento por meio do Google One, serviço que oferece planos com 100 GB ou mais.
Essas mudanças se aplicam apenas às contas pessoais do Google, não afetando as contas do Google Workspace de empresas e instituições educacionais.
O Google reforçou seu compromisso em trabalhar em conjunto com o WhatsApp para fornecer suporte confiável e seguro para os backups.
Usuários não tem alternativa no WhatsApp
A falta de uma alternativa clara por parte da Meta, empresa controladora do WhatsApp, coloca os usuários em uma posição delicada.
Enquanto o Google anuncia que os backups do WhatsApp passarão a ocupar espaço em sua plataforma, a Meta tem aumentado significativamente o consumo de armazenamento ao reduzir a compressão de fotos, mensagens em vídeos, canais e outros recursos.
Essa combinação de fatores resulta em um cenário preocupante para os usuários, que se veem limitados ao Google Drive como única opção para armazenar seus backups.