O Google está trabalhando em uma API experimental chamada “Android WebView Media Integrity” para combater aplicativos alterados do YouTube.
Essa API permitirá que sites incorporados em WebViews verifiquem a integridade de dispositivos Android, bloqueando o acesso de dispositivos modificados.
A intenção é acabar com a existência de aplicativos como o YouTube Vanced, que oferecem recursos adicionais, como bloqueio de anúncios, para uma experiência personalizada no YouTube.
A nova API tem como objetivo principal proteger contra fraudes e abusos, além de levantar preocupações sobre direitos autorais e a luta do Google contra bloqueadores de anúncios no YouTube.
O Google planeja iniciar testes com a API Android WebView Media Integrity em 2024, em parceria com provedores de mídia selecionados. Também convidará mais provedores de conteúdo para participar de um programa de acesso antecipado no próximo ano.
Essa iniciativa do Google tem como objetivo encerrar o jogo de gato e rato com aplicativos modificados do YouTube, que continuaram a surgir mesmo após a empresa ter enviado notificações para encerrar o YouTube Vanced no ano passado.