O Google anunciou uma atualização significativa para o Gmail, visando aprimorar a segurança e proteção dos usuários.
Agora, o Gmail expandiu a criptografia do lado do cliente para dispositivos Android e iOS, permitindo que os usuários leiam e escrevam mensagens criptografadas diretamente de seus dispositivos móveis.
Essa atualização é especialmente importante para usuários que precisam gerenciar dados sensíveis e cumprir requisitos regulatórios.
Anteriormente, para acessar mensagens criptografadas, os usuários precisavam recorrer a vários aplicativos ou portais externos.
Agora, os aplicativos móveis nativos do Gmail oferecem suporte completo ao e-mail criptografado, eliminando a necessidade de soluções adicionais.
Embora o Google Workspace já ofereça criptografia dos dados em repouso e em trânsito, a nova criptografia do lado do cliente proporciona aos usuários maior controle sobre as chaves de criptografia e o acesso aos dados.
Essa atualização torna as informações sensíveis contidas nos corpos de e-mail e anexos ilegíveis para os servidores do Google, oferecendo uma camada adicional de proteção.
Os administradores têm a opção de habilitar a criptografia do lado do cliente para os clientes dos sistemas operacionais Android e iOS por meio da interface de administração CSE no Console de Administração.
Os usuários podem adicionar essa camada extra de segurança às suas mensagens selecionando o ícone de cadeado e ativando a criptografia durante a composição de mensagens e anexos.
Essa funcionalidade está disponível para clientes do Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard.