O Google lançou o recurso de conversas compartilhadas no Google Bard, porém, com um descuido: esqueceram de bloquear a indexação dessas conversas pelos mecanismos de busca.
O arquivo robots.txt não continha nenhuma restrição para evitar que o bard.google.com/share fosse indexado, e como o Google Search tem o hábito de indexar tudo, as conversas públicas foram indexadas.
Um usuário, Gagan Ghotra, flagrou essa situação e postou a respeito no X. Ele também questionou Danny Sullivan, o Liason de Pesquisa do Google, afirmando que o Google Search não deveria estar interessado em indexar esse conteúdo.
Sullivan concordou, afirmando que o objetivo do Bard é permitir que as pessoas compartilhem conversas, mas que não pretendem indexar essas conversas nos resultados de busca. Ele assegurou que estão trabalhando para bloquear essa indexação.
É importante ressaltar que, desde a publicação da notícia, o Google já apresenta o dobro de URLs indexadas em comparação com o dia anterior.
O Google está ciente dessa questão e está tomando medidas para resolver o problema e impedir que as conversas compartilhadas no Bard sejam indexadas nos resultados de busca.