O Google Stadia chegou ao seu fim recentemente, e comentários feitos por Dov Zimring, ex-líder de produtos do Stadia, revelam os obstáculos que levaram ao encerramento da plataforma.
Documentos judiciais revelaram que o Google revisou os planos de negócios do Stadia em fevereiro de 2021, reduzindo as metas de assinantes e focando no serviço Immersive Stream for Games.
No entanto, mesmo com essas mudanças, o Stadia não conseguiu atrair assinantes suficientes para se manter viável como negócio.
A falta de jogadores foi um dos principais problemas enfrentados pelo Stadia.
A baixa base de jogadores também dificultou a atração de jogos AAA, tornando o Stadia menos atrativo para os desenvolvedores.
Desta forma, falta de conteúdo AAA no Stadia criou um ciclo vicioso: os jogadores não aderiam à plataforma devido à escassez de jogos populares, enquanto os desenvolvedores não viam motivos para desenvolver jogos para o Stadia devido à sua pequena base de usuários.
A Activision, por exemplo, estava em negociações com o Stadia, mas não chegou a um acordo devido ao baixo número de assinantes.
A aquisição da Activision pela Microsoft também tornou mais difícil para outras plataformas competirem com os serviços da gigante de tecnologia.