O YouTube está prestes a implementar alterações em seu sistema de anúncios, retirando dos criadores a capacidade de controlar onde os anúncios são exibidos e se podem ser pulados pelos espectadores, conforme revelado em um anúncio recente da empresa.
As mudanças futuras limitarão os criadores a escolher se os anúncios serão exibidos antes ou depois de um vídeo, removendo as opções de anúncios pre-roll, post-roll, puláveis ou não puláveis (anteriormente controlados pelo YouTube Studio).
Os vídeos ao vivo agora terão uma contagem regressiva de 60 segundos antes que um anúncio seja exibido, mas os criadores poderão optar por pular o anúncio.
Já os anúncios no meio do vídeo permanecerão os mesmos, mas uma nova função chamada ‘Live Display Ad’ e controles de contagem regressiva/atraso para transmissões ao vivo serão introduzidos.
A empresa-mãe do YouTube, o Google, afirmou que as mudanças têm o objetivo de aumentar a receita dos criadores e promover as melhores práticas dentro da comunidade de criadores.
Essas mudanças, porém, têm sido alvo de críticas por parte dos usuários do YouTube, muitos dos quais as consideram desnecessárias.
Os efeitos a longo prazo dessas alterações ainda são desconhecidos, e não está claro se o Google manterá essas mudanças ou as revisará com base no feedback dos usuários.