O Google Chrome anunciou uma nova funcionalidade que está gerando preocupações relacionadas à privacidade dos usuários.
A nova ferramenta permite a exibição de anúncios personalizados com base no histórico de navegação de cada indivíduo.
“O Chrome anota tópicos de interesse com base no seu histórico de navegação recente. Além disso, os sites que você visita podem determinar o que você gosta. Posteriormente, os sites podem solicitar essas informações para mostrar anúncios personalizados. Você pode escolher quais tópicos e sites serão usados para exibir anúncios.
Para medir o desempenho de um anúncio, tipos limitados de dados são compartilhados entre sites, como a hora do dia em que um anúncio foi exibido para você”.
Ou seja, navegador identifica os interesses dos usuários através das atividades recentes na web e compartilha até três tópicos relevantes com os sites para personalizar os anúncios.
Embora os usuários tenham a opção de bloquear tópicos específicos e desativar a exibição desses anúncios, a notícia tem levantado questões sobre o rastreamento de dados e a privacidade online.
Essa novidade despertou preocupações entre os usuários, que temem que o Google esteja monitorando e rastreando seu histórico de navegação sem um consentimento explícito.