Um novo relatório revela que o YouTube está enfrentando preocupações internas sobre o impacto do YouTube Shorts no negócio principal de vídeos longos.
Durante recentes reuniões estratégicas, membros da equipe discutiram o risco de que os vídeos longos, que geram mais receita para a empresa, estejam “desaparecendo” como formato devido à falta de interesse do público.
Essa mudança está afetando a receita publicitária, uma vez que vídeos mais longos permitem mais anúncios e uma “taxa de cliques mais alta em anúncios para sites de e-commerce”.
Assim como os espectadores, os anunciantes também estão preferindo conteúdo de curta duração ao encomendar inserções de produtos.
Essa preocupação surge em um momento em que o YouTube reportou quedas na receita publicitária em três dos últimos quatro trimestres, apesar de um aumento nos ganhos mais recentes.
Além disso, o site começou a combater bloqueadores de anúncios e o YouTube Premium teve um aumento de preço nos Estados Unidos.
Em resposta aos rumores, o YouTube afirmou que o Shorts foi “projetado para complementar, e não competir com, todos os outros formatos usados pelos criadores” na plataforma, como áudio e transmissões ao vivo.