O Google Docs anunciou, durante o Cloud Next ’23, uma nova funcionalidade paga chamada “Proofread”, que substituirá a verificação ortográfica e gramatical atualmente disponível.
O Google descreve o Proofread como a “próxima geração de sugestões de escrita, alimentada por IA”.
Além de verificar erros de ortografia e gramática, o recurso oferecerá sugestões para melhorar a concisão do texto, utilizar voz ativa para tornar a escrita mais clara aos leitores, escolher palavras mais dinâmicas e formais de acordo com o contexto e dividir frases complexas para facilitar a leitura.
O Proofread utiliza o mesmo ícone de “A” e “checkmark” na barra de ferramentas, ao lado do botão de impressão.
Um ponto azul aparece no canto superior esquerdo quando há sugestões de escrita disponíveis. Ao tocar no ponto azul, é aberto um painel lateral que permite revisar todas as sugestões e aceitá-las ou rejeitá-las. É possível navegar rapidamente pelas sugestões por tipo.
O objetivo é permitir que os usuários “componham conteúdo de alta qualidade de forma mais fácil e rápida no Google Docs”. O recurso pode ser desativado no menu “Ferramentas” > “Proofread”.
Ele ajuda a melhorar a concisão e torna os documentos mais claros e fáceis de ler. As sugestões são não intrusivas e não atrapalham a composição e colaboração no documento.
É possível revisar todas as sugestões diretamente na barra lateral do Proofread quando estiver pronto e decidir quais sugestões são mais adequadas para você aceitar.