Antes do lançamento estável do Android 14, o Google está detalhando recursos de segurança de conectividade celular “inéditos” na nova versão.
O modelo de segurança da nova geração do Android assume que todas as redes são hostis para proteger os usuários contra injeção de pacotes, adulteração ou espionagem de tráfego de usuários.
No Android 12, o Google introduziu um interruptor “Permitir 2G” que permite aos usuários desativar o 2G no nível do modem.
O Pixel 6 foi o primeiro a adotar essa opção, que agora é suportada por todos os dispositivos Android que seguem o Radio HAL 1.6+.
Isso é importante porque, embora a maioria das principais operadoras nos Estados Unidos tenha desligado suas redes 2G, os dispositivos móveis existentes ainda têm suporte para 2G e podem se conectar automaticamente a uma rede 2G disponível, mesmo que a infraestrutura 2G já tenha sido desativada.
No Android 14, os administradores de dispositivos empresariais e governamentais gerenciados pelo Android Enterprise podem restringir a capacidade de um dispositivo de se conectar apenas ao 2G.
O que é especialmente útil para proteger os dispositivos de ataques maliciosos que induzem a conexão a redes 2G, ignorando redes não 2G.
Além disso, o Android 14 introduz uma configuração para desativar o suporte a conexões com cifras nulas no nível do modem, adicionando uma camada extra de segurança.
Esses recursos visam proteger o tráfego de voz e SMS em redes celulares, que são expostos a riscos de interceptação.
O uso de cifras nulas em redes comerciais pode colocar em risco o tráfego de voz e SMS, incluindo senhas únicas e autenticação de dois fatores (2FA).