As empresas Meta, Microsoft, Amazon e TomTom se uniram para criar a Overture Maps Foundation, uma iniciativa colaborativa com o objetivo de fornecer uma alternativa aos populares Google Maps e Apple Maps.
Após a criação da fundação no ano passado, o grupo lançou seu primeiro conjunto de dados de mapas abertos, permitindo que desenvolvedores de terceiros construam seus próprios produtos de mapeamento e navegação sem depender dos gigantes da tecnologia.
O conjunto de dados lançado pela Overture inclui quase 60 milhões de lugares de interesse, juntamente com dados abrangentes sobre edifícios, redes de transporte e limites administrativos.
O conjunto de dados está disponível gratuitamente no site da Overture, tornando-o mais acessível e econômico para os desenvolvedores em comparação com as APIs do Google Maps e do Apple Maps, que vêm com taxas associadas.
Marc Prioleau, diretor executivo da Overture, enfatiza o potencial do conjunto de dados de Lugares, afirmando que ele representa um vasto conjunto de dados abertos anteriormente indisponível para os desenvolvedores.
Este conjunto de dados tem o poder de mapear desde grandes empresas até pequenas empresas e até mesmo mercados de rua temporários em todo o mundo, capacitando os desenvolvedores a criar experiências de mapeamento mais diversas e dinâmicas.