Google é acusado de usar ilegalmente artigos do Daily Mail para treinar o Bard

O Daily Mail pode estar preparando uma ação legal contra o Google por supostamente ter usado centenas de milhares de seus artigos de forma ilegal para treinar o ChatGPT rival, Bard.

A empresa controladora do jornal, Daily Mail and General Trust (DMGT), teria procurado aconselhamento jurídico e está se preparando para entrar com uma ação contra o Google em breve.

O gigante da tecnologia teria criado um conjunto de dados para desenvolver o Bard usando 1 milhão de artigos de editores de notícias, sem permissão ou conhecimento deles.

O Google teria usado conteúdo do Daily Mail e da CNN para treinar o Bard porque ambos resumem artigos em tópicos no topo de cada história.

Supostamente, o motor de busca testou as habilidades do chatbot apresentando a ele esses resumos com texto faltando e pedindo que preenchesse os espaços em branco com base no corpo principal do texto.

O Google, a DMGT e a CNN não comentaram os relatos sobre o suposto uso ilegal de artigos.

O possível processo contra o Google ocorre após oito autores nos EUA terem entrado com uma ação coletiva acusando a empresa de usar conteúdo protegido por direitos autorais e roubar informações pessoais de milhões de americanos para treinar seus produtos de inteligência artificial.

Se considerado culpado, o Google pode ter que pagar US$5 bilhões em indenizações.

Comente!

You May Also Like