A inteligência artificial (IA) é um foco cada vez maior para o Google, e em uma atualização de sua política de privacidade, a empresa está intensificando sua capacidade de usar dados para treinar modelos de IA.
A partir de 1º de julho de 2023, o Google tem uma nova política de privacidade em vigor para usuários. A atualização, destacada pelo Gizmodo, está documentada no site de política do Google e tem uma mudança chave.
Desde algum tempo, o Google tem uma política que permite à empresa coletar dados de seus usuários e usar esses dados para “fins comerciais”. Isso inclui “pesquisa e desenvolvimento”, que há muito tempo inclui a criação e melhoria do Google Tradutor.
Agora, na última atualização de sua política, o Google está incluindo seus modelos de IA no que pode usar dados de seus usuários. Isso inclui usar os dados para treinar produtos como Bard e Cloud AI.
A política atualizada diz: “O Google usa informações para melhorar nossos serviços e desenvolver novos produtos, recursos e tecnologias que beneficiam nossos usuários e o público. Por exemplo, usamos informações disponíveis publicamente para ajudar a treinar os modelos de IA do Google e criar produtos e recursos como Google Tradutor, Bard e recursos de IA em nuvem”.
O Google também observa que informações publicamente disponíveis podem ser usadas para treinar esses modelos.
O que não implica que o Google planeje usar dados privados vinculados à sua conta para treinamento, mas apenas informações públicas.
Com a ascensão do ChatGPT e outros modelos de IA, a nova política do Google deixa claro que a empresa pretende fazer o mesmo com dados de seus usuários.