Durante o evento Google for Brasil, que apresenta as novas iniciativas e parcerias da empresa no país, o Google não mencionou o chatbot Bard e a linha de dispositivos Pixel.
Google Bard
O Bard é uma solução de inteligência artificial generativa que compete com o ChatGPT da OpenAI e o Chat do Bing da Microsoft.
Segundo o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, a solução deve chegar ao Brasil nos próximos meses, passando por um processo de curadoria, análise e aperfeiçoamento.
No entanto, conforme apurou o Google Discovery durante o lançamento global do Google Bard, as discussões relacionadas à PL das Fake News podem ser um dos motivos do adiamento do serviço no Brasil.
A proposta de remuneração de conteúdo jornalístico a partir de menções no serviço pode levar o Google a adotar medidas semelhantes às do Canadá e limitar o acesso a notícias no Google Notícias e Discover, incluindo o Bard.
Em maio deste ano, a chefe global de Comunicações do Google, Jennifer Crider, afirmou à BBC News Brasil que é difícil prever as mudanças que precisarão ser feitas nos produtos da empresa caso a PL seja aprovada.
Ela destacou que a limitação de acesso a conteúdo jornalístico é uma mudança potencial, mas pode haver outras mudanças que precisam ser feitas dependendo do resultado final da proposta de lei.
Google Pixel
A linha Pixel é conhecida por suas câmeras de alta qualidade, recursos de inteligência artificial e atualizações regulares de software, o que garante uma experiência de uso mais fluida e segura para os usuários.
Composta por smartphones, tablets e smartwatches desenvolvidos pela Google, o esforço em hardware da empresa completa 7 anos em outubro e ainda não é vendido oficialmente no Brasil.
Com o país sendo um dos maiores usuários da plataforma Android no mundo, a falta de presença oficial da linha Pixel no mercado pode ser vista como uma oportunidade de expansão para o Google.
Por enquanto, infelizmente, não há novidades sobre a chegada oficial ao Brasil, mas os usuários brasileiros ainda podem adquirir (sem garantia local) os dispositivos por meio de importação direta ou lojas de importados.