O Google apresentou durante o evento I/O 2023 o “Project Tailwind“, um caderno AI que promete auxiliar na aprendizagem personalizada.
Através da API PaLM, o Tailwind permite a síntese de informações de diversas fontes escolhidas pelo usuário, como anotações, trabalhos e leituras armazenadas no Google Drive.
Com base nessas informações, o caderno cria um modelo AI personalizado e privado que tem expertise naquilo que foi fornecido.
Com uma interface baseada em prompts, o Tailwind pode criar guias de estudo, resumos e questionários de leitura, visando ajudar o usuário a aprender mais rapidamente.
O Google imagina que o caderno AI também será útil para escritores, analistas e advogados, ajudando-os em suas pesquisas e preparações de casos.
Atualmente, é possível entrar na lista de espera para o Project Tailwind como parte dos Laboratórios do Google. A equipe responsável pelo projeto afirma que estará abrindo o acesso antecipado para usuários em lista de espera em breve.
Além disso, o Google também anunciou que o Tailwind receberá um novo nome, refletindo sua natureza útil e o impulso para frente com um favicon de vento azul correspondente.