O Google oficialmente encerrou o suporte aos apps de discagem e mensagens do AOSP (Android Open Source Project), que por muito tempo foram componentes essenciais desse projeto de código aberto.
Através da adição de um arquivo README ao código-fonte desses aplicativos, a empresa deixou claro que eles não são mais suportados ativamente e serão removidos do manifesto de código-fonte em um futuro próximo.
Essa decisão traz implicações em duas frentes. Primeiramente, esses apps podem deixar de funcionar corretamente em lançamentos futuros caso ocorram alterações significativas.
Em segundo lugar, quando esses aplicativos forem removidos do manifesto de código-fonte, as compilações padrão do AOSP não mais incluirão um app de discagem ou mensagens.
Essa notícia é um tanto decepcionante, uma vez que sinaliza que em breve o AOSP não terá mais um app padrão para discagem e mensagens.
É evidente que o Google está concentrando seus esforços em seus aplicativos de Telefone e Mensagens de primeira parte, que são distribuídos como parte do Google Mobile Services (GMS).
Os OEMs agora são esperados para incluir os aplicativos do Google ou desenvolver suas próprias alternativas, uma prática já antecipada dentro da comunidade do AOSP e agora formalmente reconhecida pelo anúncio do Google.