O Google está celebrando o 120º aniversário da tradutora Ainu, Yukie Chiri, e foi ilustrado pela artista convidada Yumi Koizumi.
Os Ainu são um grupo indígena que vive nas regiões norte do Japão. Quando foram forçados a se mudar e se assimilar à cultura japonesa no início de 1900, Chiri criou uma antologia de contos épicos Ainu, chamada yukar, para garantir que suas histórias e cultura fossem preservadas adequadamente.
Chiri nasceu neste dia em 1903 na cidade de Noboribetsu, Hokkaido, durante um período em que o povo Ainu estava sendo forçado a adotar valores tradicionais japoneses. Quando era menina, foi morar com a tia em Asahikawa e aprendeu tanto japonês quanto Ainu. Era uma estudante talentosa e se destacava em línguas.
Quando era adolescente, Chiri conheceu um linguista japonês chamado Kyōsuke Kindaiachi, que estava trabalhando para gravar a folclore e as tradições Ainu. Ela decidiu dedicar o resto de sua vida a transcrever e traduzir yukar e eventualmente criou uma antologia, Ainu Shinyōshū (ou Uma coleção dos épicos dos deuses Ainu). Isso foi uma tarefa especialmente difícil, já que yukar são obras orais destinadas a serem cantadas.
Devido ao trabalho de Chiri, muitos leitores passaram a respeitar a cultura Ainu. Hoje, muitos ainda se referem à antologia de Chiri como a principal fonte confiável de tradições e cultura Ainu.
Via Google