A presença dos produtos da Apple em filmes e programas de TV é comum, mas você já reparou que os vilões nunca usam iPhones?
Isso ocorre porque a Apple tem uma política de não permitir que seus dispositivos sejam associados a personagens negativos ou ações ilegais.
De acordo com o diretor de Knives Out e Star Wars: The Last Jedi, Rian Johnson, a Apple desencoraja fortemente a prática.
Em uma nova entrevista em vídeo para a Vanity Fair, Johnson descreve como a política da Apple sobre o uso de seus produtos em filmes é bastante rígida.
“[A Apple] permite que você use iPhones em filmes, mas – e isso é muito importante se você estiver assistindo a um filme de mistério – bandidos não podem ter iPhones na câmera”, diz Johnson no vídeo.
Embora a empresa não exija que seus dispositivos sejam usados apenas por personagens heroicos, eles devem ser mostrados sob uma luz positiva.
Essa política da Apple é uma forma de proteger a imagem de seus produtos, que são símbolos de status e sofisticação.
Um exemplo disso é o filme vencedor do Oscar, Parasite, os pobres personagens principais usam dispositivos Android, enquanto os membros ricos da família usam iPhones.
Independente disso, a presença dos dispositivos da Apple em filmes e programas de TV é uma forma de marketing sutil, que ajuda a empresa a manter sua presença constante na cultura popular.
Foto: Succession