Google celebra a vida de Evelyn Ruth Scott AO com Doodle

O Doodle de hoje celebra a ativista social, educadora e defensora dos direitos indígenas australiana, Evelyn Ruth Scott AO. Durante a Semana Nacional da Reconciliação, homenageamos Evelyn, que lutou incansavelmente pelos direitos dos povos indígenas.

Neste dia, em 2000, Evelyn liderou o Corroboree 2000 – o maior encontro de líderes aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres e não indígenas da história da Austrália – e a Marcha pela Reconciliação. O Doodle de hoje foi ilustrado pela artista indígena convidada Samantha Campbell, descendente do povo Dagoman de Katherine.

Evelyn nasceu em Ingham, Queensland, em 1935. Sua vida de ativismo começou nos anos 1960, quando foi negado a ela um vestido de noiva por causa de sua identidade racial. Evelyn se juntou à Liga de Progresso Aborígine e das Ilhas do Estreito de Torres de Townsville e se envolveu ativamente no Referendo Constitucional “Sim” de 1967, uma campanha de dez anos para incluir todos os australianos indígenasna contagem populacional – 90% dos australianos votaram a favor.

Motivada pelo sucesso da campanha, ela se juntou ao Conselho Federal para o Progresso dos Aborígines e das Ilhas do Estreito de Torres como vice-presidente e acabou sendo nomeada sua primeira secretária geral. Evelyn também se tornou presidente do Conselho para a Reconciliação Aborígine em 1997.

Três anos depois, liderou mais de 250.000 pessoas no Corroboree 2000 e na Marcha pela Reconciliação pela Ponte da Baía de Sydney, exigindo um pedido oficial de desculpas pelos anos de negligência em relação à população indígena. Oito anos depois, o primeiro-ministro fez essa desculpa.

Evelyn desempenhou um papel significativo em ajudar a unir toda a Austrália e abriu caminho para as gerações futuras de povos indígenas.

Suas contribuições inspiradoras foram reconhecidas com inúmeros prêmios e honrarias: a Medalha do Jubileu da Rainha em 1977, a Medalha do Centenário em 2001, o Prêmio Queensland Greats em 2003 e muitos mais. Um monumento em Parkes, ACT, foi erguido em sua memória, e uma escola em seu nome ainda opera na mesma área hoje.

Agradecemos a Evelyn Ruth Scott AO por ser uma líder incansável nos esforços de reconciliação. O tema deste ano da Semana Nacional da Reconciliação, “Seja uma voz para as gerações”, incentiva todos os australianos a usar suas vozes coletivas e valorizar a rica história, cultura e futuro dos povos aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres.

Via Google

Comente!

You May Also Like