Um desenvolvedor chamado Guy Dupont surpreendeu as redes sociais ao apresentar seu projeto de calças inteligentes que enviam notificações para o celular quando o zíper está aberto.
A ideia surgiu a partir de uma sugestão de um amigo, e Dupont decidiu colocá-la em prática.
Em seu teste, ele utilizou um sensor de efeito Hall e um ímã no zíper, que acionavam a notificação por meio de um serviço chamado WiFly.
Para fazer o sistema funcionar, Dupont utilizou cola quente para fixar alfinetes de segurança ao sensor e colou um ímã no zíper.

Fios conectados ao sensor foram direcionados para o bolso, onde o processo de notificação era ativado alguns segundos após o zíper ser aberto.
Embora a funcionalidade seja interessante, existem algumas preocupações em relação à lavagem das calças, já que envolvem fios, circuitos e cola.
Além disso, não se sabe ao certo como isso afetaria a vida útil da bateria, já que a conexão com o celular precisaria ser mantida o dia todo.
Embora as calças inteligentes de Dupont sejam apenas um protótipo e ainda não tenham atraído investidores, é possível que essa tecnologia seja explorada por diferentes marcas no futuro.
O avanço das roupas inteligentes tem sido uma realidade crescente, e a ideia de incorporar funcionalidades úteis, como o alerta de zíper aberto, pode se tornar mais comum.
Resta aguardar para ver como essa tendência se desenvolverá e quais outras inovações surgirão nesse campo.