O Gmail está adicionando um ícone de verificação azul para emails autenticados com a tecnologia BIMI (Brand Indicators for Message Identification).
Essa tecnologia já permite que os logos oficiais de marcas apareçam no espaço do avatar ao lado do nome e endereço do remetente, mas agora o ícone de verificação visa ajudar os usuários a identificar mensagens legítimas e evitar fraudes.
O BIMI é baseado na autenticação forte com DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance) e na verificação de logos “com um VMC emitido por uma Autoridade de Certificação, como a Entrust ou a DigiCert”.

O ícone de verificação azul será um selo azul com um check branco no meio, e os usuários poderão passar o mouse sobre ele para ver a mensagem “Este remetente deste e-mail verificou que ele é proprietário do google.com e do logotipo na imagem do perfil. Saiba mais”.
A autenticação forte de e-mails ajuda os usuários e sistemas de segurança a identificar e interromper spam, além de permitir que os remetentes aproveitem a confiança de suas marcas.
A novidade aumenta a confiança nas fontes de e-mails e oferece aos leitores uma experiência mais imersiva, criando um ecossistema de e-mails melhor para todos.
A novidade está sendo lançada a partir de hoje e estará disponível nos próximos dias e semanas para todos os usuários do Google Workspace, além de usuários com contas pessoais do Google.