Safari é o navegador web da Apple que vem pré-instalado em todos os seus dispositivos, incluindo Macs, iPhones e iPads.
Em 2022, o navegador perdeu a posição de segundo lugar para o Microsoft Edge no ranking dos navegadores web mais populares do mundo.
No entanto, novos dados coletados pela Statcounter mostram que o Safari recuperou sua posição e é novamente o segundo navegador web mais utilizado em desktops em todo o mundo, com 11,87% de participação de mercado.
Enquanto isso, o Microsoft Edge caiu para o terceiro lugar, com 11% de participação.
Embora o Google Chrome continue sendo o navegador web mais utilizado em desktops em todo o mundo, com 66,13% de participação de mercado, o Safari e o Edge ainda são importantes concorrentes.
Comparado aos dados da Statcounter de 2022, o Safari cresceu mais de 2%, enquanto o Edge cresceu apenas 1%.
Enquanto isso, o Chrome manteve quase a mesma participação de mercado do ano anterior, sugerindo que o navegador é pouco afetado por seus concorrentes.
Embora o Safari ainda não suporte alguns dos últimos padrões da web, a Apple deve anunciar importantes atualizações para o navegador na Worldwide Developers Conference (WWDC) em junho de 2023.
Enquanto isso, a Microsoft tem apostado em recursos baseados em inteligência artificial para atrair mais usuários para o Edge, incluindo a integração da pesquisa Bing com o ChatGPT e o gerador de imagens DALL∙E.
Via 9to5Mac