O Google anunciou que o ícone de cadeado, por muito tempo considerado um sinal de segurança e confiabilidade dos sites, será em breve substituído por um novo ícone que não implica que um site seja seguro ou deva ser confiável.
Embora tenha sido introduzido como um indicador de que um site estava usando criptografia HTTPS para criptografar conexões, o símbolo de cadeado não é mais necessário, uma vez que mais de 99% de todas as páginas da web são carregadas por HTTPS.
Isso inclui também os sites usados como landing pages em ataques de phishing ou outros fins maliciosos, projetados para tirar proveito do ícone de cadeado para enganar as vítimas a pensar que estão seguras contra ataques.
“Esse mal-entendido não é inofensivo – quase todos os sites de phishing usam HTTPS e, portanto, exibem o ícone de cadeado”, disse o Google.
“Os mal-entendidos são tão difundidos que muitas organizações, incluindo o FBI, publicam orientações explícitas de que o ícone de cadeado não é um indicador de segurança do site.”
O ícone de cadeado será alterado no Chrome 117 por uma “variante do ícone de afinação”, um elemento de interface do usuário comumente vinculado às configurações do aplicativo e projetado para mostrar que é um item clicável.
Como testar o novo ícone do Chrome
Aqueles que desejam testar a substituição do ícone de cadeado podem ativá-lo no Chrome Canary usando as seguintes instruções.
- Digite chrome://flags na barra de endereços e pressione ENTER .
- Pesquise por ‘ chrome-refresh-2023 ‘
- Quando o sinalizador ‘ Atualização do Chrome 2023 ‘ for exibido, clique em ‘ Padrão ‘ e selecione ‘ Ativado ‘.
- Reinicie o navegador quando solicitado para obter a interface de usuário do Chrome Desktop atualizada.