E se o Google deixar o Brasil? Como seria a web brasileira sem o Google?
Para começar, as buscas na internet seriam muito diferentes. Sem o Google, as pessoas teriam que recorrer a outros mecanismos de busca, como o Bing, Yahoo ou DuckDuckGo.
Mas, esses sites não têm a mesma precisão e eficiência do Google, o que poderia tornar a busca por informações na web mais difícil e demorada.
Além disso, o Google é responsável por muitos serviços e ferramentas que são amplamente utilizados no Brasil.
O Gmail, por exemplo, é um dos serviços de e-mail mais populares no país, com milhões de usuários. Sem o Google, as pessoas teriam que encontrar outras opções, como o Outlook ou o Yahoo Mail, o que poderia ser um desafio para muitos usuários.
Outra ferramenta muito utilizada do Google é o Google Maps, que ajuda as pessoas a encontrar lugares e rotas em todo o país.
Sem o Google Maps, as pessoas teriam que recorrer a outros serviços de mapas. Esqueça o Waze, ele é também do Google.
Mais uma vez, nenhum outro serviço têm a mesma precisão e eficiência do Google Maps.
Além disso, muitos sites e empresas que dependem do Google para direcionar tráfego para seus sites ficariam vazios, principalmente os veículos de notícias e imprensa.
Sem o Google, esses sites teriam que encontrar outras maneiras de atrair visitantes, o que poderia ser um imenso desafio.
Com mais de 80% do mercado de dispositivos Android, o país ficaria com aparelhos defasados do dia para a noite, sem poder baixar ou atualizar aplicativos.
O YouTube encerraria seu programa de parceiros no Brasil e a produção de vídeos em português cairia drasticamente. Parte do conteúdo seria bloqueado geograficamente.
No geral, a web brasileira sem o Google seria muito diferente. Será que desejamos isso?
1 comentário
E o google sem o Brasil? Quantos bilhões a empresa teria de renunciar para não operar por aqui?