O ChromeOS agora permite um melhor controle no acesso à câmera e ao microfone em todo o sistema, assim como no Android.
A novidade veio acompanhada de outras melhorias de segurança para o Chromebook, como o ChromeOS Data Controls, que permite que os administradores impeçam a cópia e colagem, capturas de tela, gravações de vídeo, compartilhamento de tela e impressão.
Essas opções estão disponíveis na seção “Controles de privacidade” dentro de “Segurança e privacidade” nas configurações do aplicativo.
Quando esses controles são desativados e um site tenta acessar a câmera ou o microfone, o usuário recebe uma notificação do sistema ChromeOS para ativar o acesso.
A ideia é que o Google eleve esses controles para as Configurações rápidas, assim como no Android 12+.
A novidade chega em um momento em que alguns dispositivos oferecem botões físicos para desativar o acesso à câmera, enquanto as tampas de câmeras são cada vez mais populares.
Algumas das novas integrações também incluem o monitoramento de dispositivos ChromeOS com o CrowdStrike Falcon Insight XDR, e a ativação do Azure Active Directory Conditional Access para dispositivos ChromeOS através do Netskope Intelligent SSE e do Microsoft Defender com o Identity and Access Connector.
Essas melhorias de segurança são uma resposta às preocupações crescentes com a privacidade dos usuários e garantem que os Chromebooks continuem sendo uma opção segura e confiável para quem trabalha ou estuda remotamente.