Apple finalmente descobre recurso antigo do Android: sideloading de aplicativos

close up photo of phone
Photo by Athena on Pexels.com

Uma das maiores vantagens de ter um smartphone Android é a capacidade de fazer o sideloading de aplicativos, ou seja, instalar software manualmente no dispositivo por meio de um arquivo .apk, sem precisar recorrer a uma loja de aplicativos.

No entanto, essa opção não estava disponível para usuários de dispositivos iOS – pelo menos não de forma padrão.

Mas isso pode mudar em breve, graças a mudanças nas regulamentações da União Europeia (UE).

De acordo com a Digital Markets Act da UE, que entrou em vigor em novembro do ano passado, a Apple será obrigada a permitir que usuários de dispositivos iOS na Europa instalem aplicativos de terceiros em seus dispositivos, sem passar pela App Store e sem pagar as taxas de comissão da Apple.

O que significa que, em breve, os usuários poderão instalar software manualmente em seus dispositivos, assim como já fazem os usuários de Android.

No entanto, essa nova funcionalidade será exclusiva para usuários de iPhone e iPad na Europa, e ainda não há previsão de quando ela será implementada.

Enquanto isso, os usuários da Apple nos Estados Unidos ainda terão que recorrer à App Store para baixar seus aplicativos, pelo menos por enquanto.

A Apple sempre desencorajou e impediu que usuários fizessem o sideloading de aplicativos em seus dispositivos, argumentando que isso poderia comprometer a privacidade e segurança dos usuários, deixando-os vulneráveis a fraudes e malwares.

No entanto, a empresa agora terá que cumprir essas novas regulamentações legais, ou correrá o risco de sofrer multas de até 20% de sua receita.

2 comments
  1. O que a Apple sempre quis é garantir que sempre ganhará dinheiro cobrando 100 dólares anuais dos desenvolvedores.

Comente!

You May Also Like