O Google está celebrando o 85º aniversário de Zofia Nasierowska, considerada uma das fotógrafas polonesas mais significativas de sua época.
Ela se especializou em retratos e ganhou inúmeros prêmios internacionais por suas obras.
Nasierowska nasceu em Łomianki em 1938. Seu pai era um fotógrafo famoso e começou a ensinar a ela como tirar fotos quando ela tinha sete anos.
Ela já estava ganhando reconhecimento como artista enquanto estudava na Escola Nacional de Cinema Leon Schiller em Łódź.
Muitos dos colegas de Nasierowska, agora considerados figuras influentes na cultura polonesa, foram os primeiros sujeitos de sua fotografia de retrato.
Além de suas habilidades técnicas por trás das lentes, ela também é lembrada por sua personalidade calorosa e acolhedora.
Ela conseguia deixar seus modelos à vontade por meio de conversas e elogios, e trazer o humor certo para cada foto.
As fotos de Nasierowska foram usadas como capas para várias publicações e revistas nos anos 60 e 70, incluindo Ekran, Zwierciadło, Przekrój e mais.
Em 1956, ela foi convidada como membro da Związek Polskich Artystów Fotografików (ZPAF, ou a Associação de Fotógrafos de Arte Poloneses) e foi incorporada à Federação Internacional de Arte Fotográfica.
Após uma carreira de 35 anos, uma doença ocular a impediu de continuar tirando fotos. Nasierowska mudou-se para Ełk em Masuria com seu marido e abriu uma pousada.
Ela investiu e ajudou a desenvolver a comunidade, e a biblioteca da cidade foi renomeada em sua homenagem.
O Google divulgou alguns rascunhos feitos durante a produção do Doodle: