Elon Musk, o magnata da tecnologia e CEO da Tesla e SpaceX, revelou em entrevista a Tucker Carlson que Larry Page, co-fundador do Google, expressou seu desejo de construir uma superinteligência artificial que Musk descreveu como um “deus digital”.
Segundo Musk, a conversa ocorreu quando ele ficou na casa de Page em Palo Alto, Califórnia, quando os dois eram “amigos próximos”.
Musk apontou várias declarações públicas feitas por Page ao longo dos anos mostrando que “todo objetivo do Google é o que é chamado de AGI, inteligência artificial geral ou superinteligência artificial”.
Apesar de ter discutido segurança de inteligência artificial com Page, Musk sentiu que Page não estava levando a sério os perigos potenciais da superinteligência artificial.
Musk alertou Page sobre os perigos potenciais da superinteligência artificial, mas Page supostamente chamou Musk de “especista”.
O comentário teria ocorrido durante uma discussão entre os dois magnatas em uma festa em Napa Valley, em 2015, de acordo com o professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Max Tegmark, que lembrou a conversa em seu livro, “Vida 3.0: Sendo humano na era da inteligência artificial”.
Musk tem repetidamente alertado sobre os riscos potenciais no surgimento de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT, que ele recentemente tuitou como um exemplo de “treinar a inteligência artificial para ser desperta”.
No início deste ano, Musk anunciou que estava reunindo uma equipe de pesquisa para combater o que ele chamou de ameaça “mortal” da inteligência artificial desperta.
Musk entrou em contato com um grupo seleto de “pesquisadores de inteligência artificial nas últimas semanas para formar um novo laboratório de pesquisa para desenvolver uma alternativa ao ChatGPT”, de acordo com o The Information.