A justiça do Rio de Janeiro determinou a retirada de postagens de canais do YouTube com conteúdo de intolerância religiosa.
A decisão foi tomada pela 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro após ação movida pelo Ministério Público Federal do Estado.
A Google Brasil Internet, responsável pelo YouTube, deve identificar e retirar as postagens de quatro canais acusados de propagar intolerância religiosa, além de monitorar os canais com os sistemas de controle utilizados pela empresa.
Em setembro do ano passado, os mesmos quatro canais foram sentenciados pelo mesmo discurso de intolerância religiosa. No entanto, o Ministério Público Federal identificou que os envolvidos reincidiram na divulgação de conteúdos proibidos, o que levou à nova sentença.
A Google Brasil Internet deve enviar ao MPF os resultados do monitoramento, contendo análises dos conteúdos e as providências tomadas contra novas postagens ilícitas.
A determinação da Justiça do Rio de Janeiro veio após a Google Brasil descumprir liminar anterior, de setembro de 2022, para excluir os quatro canais do Youtube e todos os vídeos postados pelos perfis.
A empresa removeu apenas os vídeos indicados na petição inicial da ação do MPF.