Recentemente, a Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul (KFTC) aplicou uma multa de 42,1 bilhões de wons (~ US$ 32 milhões) à Alphabet, controladora do Google, por bloquear desenvolvedores de jogos de vídeo de lançarem conteúdo em uma plataforma concorrente sul-coreana chamada One Store.
Segundo a KFTC, o Google exigiu que empresas sul-coreanas de jogos de vídeo lançassem seus novos jogos exclusivamente na Play Store, proibindo os desenvolvedores locais de jogos de lançarem seu conteúdo no One Store, em troca de oferecer exposição interna do Google e mais suporte para a expansão global.
A One Store foi fundada em 2016 pelos principais provedores de serviços de telecomunicações da Coreia do Sul e pelo gigante da internet Naver como concorrente local da Play Store do Google.
A participação de mercado local do Google no mercado de aplicativos móveis Android aumentou para cerca de 90% a 95% em 2018, enquanto a participação de mercado da One Store caiu para cerca de 5% a 10%.
A KFTC afirmou que a medida é parte de um esforço para garantir uma concorrência justa no mercado de aplicativos e impedir que a gigante de tecnologia dos EUA abuse de sua posição dominante.
O Google foi multado em US$ 177 milhões pela KFTC em 2021 por abusar de sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais Android.