Apps do Chrome estão sendo substituídos por Progressive Web Apps (PWA) em Chromebooks

Os usuários do Chromebook poderão substituir os aplicativos do Chrome por Progressive Web Apps (PWA), a partir da última versão estável do Chrome, a 112.

A mudança é resultado de uma iniciativa de quase cinco anos e traz consigo vários benefícios notáveis.

Os aplicativos do Chrome foram disponibilizados há mais de uma década e permitiam a instalação de aplicativos, extensões e temas para milhões de usuários do navegador Google Chrome.

Entretanto, muitos usuários do Chromebook tinham uma relação de amor e ódio com os aplicativos encontrados na Chrome Web Store, já que muitos deles não tinham funcionalidades tão completas quanto suas versões em aplicativos móveis e também não tinham suporte multi-dispositivo.

Com os PWAs – que são essencialmente versões mais avançadas dos aplicativos do Chrome – os usuários poderão experimentar as mesmas funcionalidades encontradas nos aplicativos móveis.

PWAs rodam tecnicamente como um site, mas imitam o aplicativo móvel nativo, com a maior parte, senão toda, sua funcionalidade.

Além disso, os PWAs são mais escaláveis para diferentes tamanhos de tela, além de serem atualizados automaticamente pelos desenvolvedores, sem a necessidade do usuário visitar a Chrome Web Store.

O Google começou a eliminar o suporte para aplicativos do Chrome em 2020 e, com o Chrome 112, a plataforma deixará de existir para sempre em PCs desktop.

Usuários do ChromeOS terão até janeiro de 2025 para procurar por aplicativos substitutos. As novas versões 112.0.5615.49 (Linux e Mac) e 112.0.5615.49/50 (Windows) serão lançadas nos próximos dias.

Comente!

You May Also Like