O Google lançou o AlloyDB Omni, um banco de dados compatível com PostgreSQL que pode ser executado em qualquer lugar, incluindo nuvem pública, servidores locais, ambientes de computação de borda e até mesmo laptops de desenvolvedores.
O AlloyDB Omni oferece compatibilidade com PostgreSQL, melhor desempenho e suporte da Google Cloud. Comparado com o PostgreSQL padrão de código aberto, o AlloyDB Omni é 2x mais rápido e fornece consultas analíticas 100x mais rápidas.
O mecanismo de banco de dados do AlloyDB Omni é aprimorado e otimizado pela Google para fornecer esses resultados.
Além disso, o AlloyDB Omni inclui um índice advisor que reduz o trabalho de otimizar o desempenho da consulta, e um mecanismo de colunas que mantém os dados frequentemente acessados em um formato de coluna em memória para verificações, junções e agregações mais rápidas.
O AlloyDB Omni é embalado como um conjunto de contêineres que podem ser implantados em um host Debian-based ou Red Hat Enterprise Linux.
O Google está fornecendo um conjunto de scripts para automatizar a implantação em sua prévia técnica. O AlloyDB Omni também suporta a criação de réplicas de leitura – servidores de banco de dados dedicados otimizados para acesso somente leitura.
A Google está investindo no AlloyDB Omni para atrair clientes que desejam migrar seus bancos de dados de versões legadas do Oracle e Microsoft SQL Server. O AlloyDB Omni oferece 100% de compatibilidade com PostgreSQL, o que permite que os clientes aproveitem as ferramentas de migração e o conhecimento disponíveis no ecossistema.
O AlloyDB Omni também pode ser usado para executar um banco de dados otimizado na borda, permitindo que os clientes ingestem dados de dispositivos IoT para análise de dados de telemetria de vários sensores.