A Nokia pretende lançar uma rede 4G na lua para melhorar as comunicações durante as missões espaciais. A iniciativa faz parte do programa Artemis da NASA, que tem como objetivo colocar humanos na lua.
A rede será lançada por meio de um foguete SpaceX nos próximos meses, segundo Luis Maestro Ruiz De Temino, engenheiro principal da Nokia.
A rede será instalada na cratera Shackleton, no polo sul da lua, onde há exposição contínua à luz solar para ajudar o rover a captar energia.
A infraestrutura 4G será implantada no módulo lunar Nova-C da Intuitive Machines, uma empresa americana que criará uma estação base equipada com antena para estabelecer a conexão.
A Nokia garante que sua tecnologia 4G é projetada para suportar as duras condições do espaço, dada a atmosfera limitada da lua.
A empresa acredita que a rede traz grandes possibilidades para futuras missões espaciais, permitindo que astronautas se comuniquem entre si e controlem o rover remotamente.
Também será possível transmitir vídeo em tempo real e enviar dados de telemetria de volta à Terra.
A Nokia foi selecionada pela NASA em 2020 para construir a primeira rede celular na lua. A empresa espera que sua rede de comunicação celular seja crucial para a presença humana de longo prazo na superfície lunar.
Com a aproximação do lançamento da rede 4G na lua, a Nokia se junta a outros líderes da indústria que exploram oportunidades para a tecnologia no espaço, como a Amazon, que levou a assistente de voz Alexa à lua no ano passado.
Foto: Syfy